SILVA, Kátia Valéria W De Sousa. Descobrindo a biologia de animais em espaços não-formais. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46918>. Acesso em: 25/11/2024 01:26
A prática docente precisa ser cada vez mais impulsionada à variedade de abordagens buscando despertar o protagonismo juvenil na construção do conhecimento. A abordagem dos conteúdos em espaços não formais pode vir a constituir atividade pedagógica de grande importância para o aluno que muitas vezes tem a ideia que o conhecimento escolar é limitado a uma avaliação e não amplia as possibilidades para algo além das alternativas propostas. Para este fim, foi planejada e executada excursão pedagógica para o Museu de Oceanografia na UFPE e para o Parque Estadual Zoológico Dois Irmãos, ambos localizados na cidade do Recife-PE no dia 4 de setembro de 2018 com 50 alunos do 2º ano do ensino Médio da EREM JLSS localizada no município de Ribeirão-PE. Este trabalho buscou ampliar a visão de museu sobre a biodiversidade marinha e oferecer a oportunidade de muitos alunos reconhecerem a biologia de muitos animais vertebrados em ambientes de proteção ambiental que buscam oferecer espaços menores, mas com características do meio natural em que estes animais tem como hábitat. A atividade promovida em espaço não formal buscou uma maior divulgação de grupos de vertebrados com a apresentação da biologia de animais do zoológico a partir de pesquisa orientada para que os próprios alunos apresentassem os animais em exposição. A atividade propiciou 96% de aproveitamento pelas apresentações realizadas. Para os alunos que não puderam participar, foi construído e divulgado um painel com as imagens e uma coluna “Você sabia?” com as informações que os alunos escolhessem como curiosidades.