Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMO AS IMAGENS DOS LIVROS DIDÁTICOS AJUDAM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, SEMIÁRIDO, GEOGRAFIA Pôster (PO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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      Como as crianças e adolescentes veem o mundo em que vivem? Sua cidade, seu bairro e seu entorno? Como podemos aproximar eles da sua realidade utilizando tecnologia e linguagem visual? Vivemos uma transformação na educação, tal mudança foi proporcionada graças à tecnologia de forma geral, esse fato torna-se fácil de ser percebido ao analisarmos como as informações fluem com tamanha rapidez. Vivemos em um mundo globalizado, na era técnica-científica-informacional, na qual os espaços são diminuídos pelo tempo.\r\n
      A Geografia se apresenta como ciência de importância fundamental para o cotidiano, pois tem como um de seus objetivos – talvez até seja o principal – a análise do espaço, assim como toda a dinâmica e interação que ocorre nele.\r\n
      O trabalho surgiu de uma inquietação durante um período de estágio em uma escola pública e, ao folear o livro didático, foi possível perceber que não há nenhuma relação do Brasil com o Semiárido e como os professores de Geografia das imagens existentes nos Livro Didático como forma de facilitador do aprendizado dos alunos nos assuntos relacionados ao Semiárido. O objetivo da pesquisa é analisar a forma como as imagens dos livros didáticos abordam o semiárido. Para isso serão analisados três livros de mesmo nível e investigar se há alguma relação com o Brasil ou se é apenas superficial. Buscou-se fundamentar a importância e a forma como as imagens (fotografias, gráficos, climogramas, mapas e computação gráfica) referentes ao Semiárido.\r\n
      O método utilizado foi o de analisar os três livros didáticos “Geografia Contextos E Redes”, “Geografia: Leituras e Interação” e “Geografia: Ensino Médio”. Todos os livros são do mesmo nível de ensino (1ºano), para tal foi necessário apenas realizar uma pesquisa bibliográfica. O método hipotético-dedutivo, proposto por Karl Popper busca a eliminação dos erros de uma hipótese, testando assim a falsidade daquilo que foi proposto, partindo de uma expectativa, apresentando uma problemática, ponderação das informações e assim comprovando a falsidade de tal hipótese. \r\n
      A Região Semiárida do Nordeste do Brasil tem como fator de destaque o clima, ele é responsável pela variação dos outros elementos que compõem as suas paisagens. A vegetação já está adaptada ao clima, assim como os processos de formação do relevo, com predomínio de um processo e seus solos são pouco desenvolvidos pela falta de chuva.\r\n
      O clima é determinado pela circulação geral da atmosfera, alguns Padrões de circulação atmosféricos redistribuem calor e umidade por todo o globo.\r\n
      As imagens acompanham a humanidade desde o seus princípios remotos e segue sua evolução fazendo com que esteja presente nas formas de comunicação\r\n
      As imagens também podem ajudar a melhor compreensão de alguns conceitos geográficos, assim como problematizar os conteúdos, evitando apenas como ilustração do que foi passado pelo professor. A fotografia deve ser usada como agregador de conhecimento, não como resumo da aula.\r\n
      Vale destacar a importância da fotografia em ambiente escolar, principalmente dentro da Geografia como forma de melhor entendimento do mundo por deixar em "evidência" os assuntos mediados pelo professor. O uso das imagens geográficas na sala de aula deve ir além de apenas um recurso, deve ser pensado como pode apoiar o desenvolvimento do aluno.\r\n
      Os livros possuem fácil leitura, as imagens estão bem dispostas, em tamanhos ideais para leitura de informações contidas, cores vivas que atraem a curiosidade. \r\n
      Diante da pesquisa realizada, fica exposto que o aprender é um processo em construção e o livro didático pode contribuir para a aprendizagem. Ele é importante por seu aspecto político e cultural, na medida em que produz valores da sociedade em relação a sua visão de ciência, da historia, da interpretação dos fatos e do próprio processo de transmissão do conhecimento.
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      A Geografia se apresenta como ciência de importância fundamental para o cotidiano, pois tem como um de seus objetivos – talvez até seja o principal – a análise do espaço, assim como toda a dinâmica e interação que ocorre nele.\r\n
      O trabalho surgiu de uma inquietação durante um período de estágio em uma escola pública e, ao folear o livro didático, foi possível perceber que não há nenhuma relação do Brasil com o Semiárido e como os professores de Geografia das imagens existentes nos Livro Didático como forma de facilitador do aprendizado dos alunos nos assuntos relacionados ao Semiárido. O objetivo da pesquisa é analisar a forma como as imagens dos livros didáticos abordam o semiárido. Para isso serão analisados três livros de mesmo nível e investigar se há alguma relação com o Brasil ou se é apenas superficial. Buscou-se fundamentar a importância e a forma como as imagens (fotografias, gráficos, climogramas, mapas e computação gráfica) referentes ao Semiárido.\r\n
      O método utilizado foi o de analisar os três livros didáticos “Geografia Contextos E Redes”, “Geografia: Leituras e Interação” e “Geografia: Ensino Médio”. Todos os livros são do mesmo nível de ensino (1ºano), para tal foi necessário apenas realizar uma pesquisa bibliográfica. O método hipotético-dedutivo, proposto por Karl Popper busca a eliminação dos erros de uma hipótese, testando assim a falsidade daquilo que foi proposto, partindo de uma expectativa, apresentando uma problemática, ponderação das informações e assim comprovando a falsidade de tal hipótese. \r\n
      A Região Semiárida do Nordeste do Brasil tem como fator de destaque o clima, ele é responsável pela variação dos outros elementos que compõem as suas paisagens. A vegetação já está adaptada ao clima, assim como os processos de formação do relevo, com predomínio de um processo e seus solos são pouco desenvolvidos pela falta de chuva.\r\n
      O clima é determinado pela circulação geral da atmosfera, alguns Padrões de circulação atmosféricos redistribuem calor e umidade por todo o globo.\r\n
      As imagens acompanham a humanidade desde o seus princípios remotos e segue sua evolução fazendo com que esteja presente nas formas de comunicação\r\n
      As imagens também podem ajudar a melhor compreensão de alguns conceitos geográficos, assim como problematizar os conteúdos, evitando apenas como ilustração do que foi passado pelo professor. A fotografia deve ser usada como agregador de conhecimento, não como resumo da aula.\r\n
      Vale destacar a importância da fotografia em ambiente escolar, principalmente dentro da Geografia como forma de melhor entendimento do mundo por deixar em "evidência" os assuntos mediados pelo professor. O uso das imagens geográficas na sala de aula deve ir além de apenas um recurso, deve ser pensado como pode apoiar o desenvolvimento do aluno.\r\n
      Os livros possuem fácil leitura, as imagens estão bem dispostas, em tamanhos ideais para leitura de informações contidas, cores vivas que atraem a curiosidade. \r\n
      Diante da pesquisa realizada, fica exposto que o aprender é um processo em construção e o livro didático pode contribuir para a aprendizagem. Ele é importante por seu aspecto político e cultural, na medida em que produz valores da sociedade em relação a sua visão de ciência, da historia, da interpretação dos fatos e do próprio processo de transmissão do conhecimento.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Como as crianças e adolescentes veem o mundo em que vivem? Sua cidade, seu bairro e seu entorno? Como podemos aproximar eles da sua realidade utilizando tecnologia e linguagem visual? Vivemos uma transformação na educação, tal mudança foi proporcionada graças à tecnologia de forma geral, esse fato torna-se fácil de ser percebido ao analisarmos como as informações fluem com tamanha rapidez. Vivemos em um mundo globalizado, na era técnica-científica-informacional, na qual os espaços são diminuídos pelo tempo. A Geografia se apresenta como ciência de importância fundamental para o cotidiano, pois tem como um de seus objetivos – talvez até seja o principal – a análise do espaço, assim como toda a dinâmica e interação que ocorre nele. O trabalho surgiu de uma inquietação durante um período de estágio em uma escola pública e, ao folear o livro didático, foi possível perceber que não há nenhuma relação do Brasil com o Semiárido e como os professores de Geografia das imagens existentes nos Livro Didático como forma de facilitador do aprendizado dos alunos nos assuntos relacionados ao Semiárido. O objetivo da pesquisa é analisar a forma como as imagens dos livros didáticos abordam o semiárido. Para isso serão analisados três livros de mesmo nível e investigar se há alguma relação com o Brasil ou se é apenas superficial. Buscou-se fundamentar a importância e a forma como as imagens (fotografias, gráficos, climogramas, mapas e computação gráfica) referentes ao Semiárido. O método utilizado foi o de analisar os três livros didáticos “Geografia Contextos E Redes”, “Geografia: Leituras e Interação” e “Geografia: Ensino Médio”. Todos os livros são do mesmo nível de ensino (1ºano), para tal foi necessário apenas realizar uma pesquisa bibliográfica. O método hipotético-dedutivo, proposto por Karl Popper busca a eliminação dos erros de uma hipótese, testando assim a falsidade daquilo que foi proposto, partindo de uma expectativa, apresentando uma problemática, ponderação das informações e assim comprovando a falsidade de tal hipótese. A Região Semiárida do Nordeste do Brasil tem como fator de destaque o clima, ele é responsável pela variação dos outros elementos que compõem as suas paisagens. A vegetação já está adaptada ao clima, assim como os processos de formação do relevo, com predomínio de um processo e seus solos são pouco desenvolvidos pela falta de chuva. O clima é determinado pela circulação geral da atmosfera, alguns Padrões de circulação atmosféricos redistribuem calor e umidade por todo o globo. As imagens acompanham a humanidade desde o seus princípios remotos e segue sua evolução fazendo com que esteja presente nas formas de comunicação As imagens também podem ajudar a melhor compreensão de alguns conceitos geográficos, assim como problematizar os conteúdos, evitando apenas como ilustração do que foi passado pelo professor. A fotografia deve ser usada como agregador de conhecimento, não como resumo da aula. Vale destacar a importância da fotografia em ambiente escolar, principalmente dentro da Geografia como forma de melhor entendimento do mundo por deixar em "evidência" os assuntos mediados pelo professor. O uso das imagens geográficas na sala de aula deve ir além de apenas um recurso, deve ser pensado como pode apoiar o desenvolvimento do aluno. Os livros possuem fácil leitura, as imagens estão bem dispostas, em tamanhos ideais para leitura de informações contidas, cores vivas que atraem a curiosidade. Diante da pesquisa realizada, fica exposto que o aprender é um processo em construção e o livro didático pode contribuir para a aprendizagem. Ele é importante por seu aspecto político e cultural, na medida em que produz valores da sociedade em relação a sua visão de ciência, da historia, da interpretação dos fatos e do próprio processo de transmissão do conhecimento.

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