Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CIFRANAVIZAÇÃO: SABERES DISCENTES E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS.

Palavra-chaves: ENSINO DE MATEMÁTICA, CIFRANAVIZAÇÃO, SABERES DISCENTES Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46692
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2707
    "inscrito_id" => 8694
    "titulo" => "CIFRANAVIZAÇÃO: SABERES DISCENTES E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS."
    "resumo" => "Esta pesquisa analisa os conhecimentos discentes do 3º ano do Ensino Fundamental sobre o Sistema Cifranávico. O ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem sofrendo com a ausência de termos que caracterizem o ensino e a aprendizagem referente à Arimética. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral Analisar os registros numéricos dos estudantes do 3º ano sobre o sistema cifranáfico. Os saberes específicos são: i) Caracterizar o conhecimento dos estudantes sobre o sistema cifranávico; e ii) Descrever os registros numérico dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 24 (vinte e quatro) estudantes Os saberes discentes foram avaliados nos seguintes aspectos: Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escrever); Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escolher uma opção); Do numeral escrito (por extenso) para o numeral arábico. As questões foram organizadas em itens que continham numerais com 2, 3 e 4 dígitos. Os resultados com os estudantes revelaram a necessidade do trabalho com as diversas representações do Sistema Cifranávico e o fato que mais da metade dos estudantes já possui algum conceito sobre a quarta ordem do SC, mesmo sem esse conteúdo constar do currículo referente ao seu ano e não ter sido estudado, ratificando outros estudos os quais afirmam que os estudantes estão na escola com aprendizagens que esta não os proporcionou."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, CIFRANAVIZAÇÃO, SABERES DISCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8694_10092018161705.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO CARNEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO CARNEIRO"
    "autor_email" => "renatocprof@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46692
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2707
    "inscrito_id" => 8694
    "titulo" => "CIFRANAVIZAÇÃO: SABERES DISCENTES E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS."
    "resumo" => "Esta pesquisa analisa os conhecimentos discentes do 3º ano do Ensino Fundamental sobre o Sistema Cifranávico. O ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem sofrendo com a ausência de termos que caracterizem o ensino e a aprendizagem referente à Arimética. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral Analisar os registros numéricos dos estudantes do 3º ano sobre o sistema cifranáfico. Os saberes específicos são: i) Caracterizar o conhecimento dos estudantes sobre o sistema cifranávico; e ii) Descrever os registros numérico dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 24 (vinte e quatro) estudantes Os saberes discentes foram avaliados nos seguintes aspectos: Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escrever); Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escolher uma opção); Do numeral escrito (por extenso) para o numeral arábico. As questões foram organizadas em itens que continham numerais com 2, 3 e 4 dígitos. Os resultados com os estudantes revelaram a necessidade do trabalho com as diversas representações do Sistema Cifranávico e o fato que mais da metade dos estudantes já possui algum conceito sobre a quarta ordem do SC, mesmo sem esse conteúdo constar do currículo referente ao seu ano e não ter sido estudado, ratificando outros estudos os quais afirmam que os estudantes estão na escola com aprendizagens que esta não os proporcionou."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE MATEMÁTICA, CIFRANAVIZAÇÃO, SABERES DISCENTES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID8694_10092018161705.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO CARNEIRO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO CARNEIRO"
    "autor_email" => "renatocprof@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esta pesquisa analisa os conhecimentos discentes do 3º ano do Ensino Fundamental sobre o Sistema Cifranávico. O ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental vem sofrendo com a ausência de termos que caracterizem o ensino e a aprendizagem referente à Arimética. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral Analisar os registros numéricos dos estudantes do 3º ano sobre o sistema cifranáfico. Os saberes específicos são: i) Caracterizar o conhecimento dos estudantes sobre o sistema cifranávico; e ii) Descrever os registros numérico dos estudantes do terceiro ano do ensino fundamental. Participaram da pesquisa 24 (vinte e quatro) estudantes Os saberes discentes foram avaliados nos seguintes aspectos: Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Comparação de números com registros com quantidade diferente de dígitos; Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escrever); Do numeral verbal falado para o numeral arábico (escolher uma opção); Do numeral escrito (por extenso) para o numeral arábico. As questões foram organizadas em itens que continham numerais com 2, 3 e 4 dígitos. Os resultados com os estudantes revelaram a necessidade do trabalho com as diversas representações do Sistema Cifranávico e o fato que mais da metade dos estudantes já possui algum conceito sobre a quarta ordem do SC, mesmo sem esse conteúdo constar do currículo referente ao seu ano e não ter sido estudado, ratificando outros estudos os quais afirmam que os estudantes estão na escola com aprendizagens que esta não os proporcionou.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.