Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS: ENTENDENDO A EVOLUÇÃO DA COMPLEXIDADE CELULAR

Palavra-chaves: MODELO DIDÁTICO 3D, DNA, CÉLULA PROCARIONTE, CÉLULA EUCARIONTE Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O uso de modelos didáticos em sala de aula, fazendo alusão ao conteúdo teórico abordado, é uma forma de aproximar e facilitar a compreensão de assuntos em diferentes escalas de tamanho e complexidade, promovendo um aprendizado de maneira mais prática e produtiva para os alunos. Sendo assim, visando a necessidade de um ensino mais didático sobre aspectos da complexidade celular, a partir de moléculas, células procarióticas, eucarióticas, Teoria Celular e teorias evolutivas, este trabalho propõe a construção e aplicação dos seguintes modelos visuais didáticos em três dimensões: molécula de DNA, célula procarionte e célula eucarionte. Seguindo esse contexto, esse trabalho utilizou como base a experiência obtida durante a elaboração, aplicação e publicação do modelo didática da molécula de DNA, onde, utilizando materiais reciclados e fundamentados por pesquisas bibliográfica, foi possível destacar características extremamente elaboradas e complexas do DNA. Para a produção dos modelos didáticos 3D das células procarionte e eucarionte, as primeiras etapas do trabalho consistiram em pesquisar dados relativos a estrutura celular, na segunda fase, tendo em mente as orientações pedagógicas e conteudistas obtidas durante fase de pesquisa, iniciou-se a elaboração de qual seria a melhor forma de representar as células de maneira tridimensional, buscando priorizar a utilização de materiais recicláveis ou reutilizar materiais vencidos, seguindo a Política dos 5R’s, na sequência, a partir de imagens das células procarionte (bactéria) e eucarionte (célula animal), iniciou-se a busca pela melhor forma de utilizar materiais que representassem estruturas fundamentais, tais como membrana celular, organelas celulares, citoplasma e o DNA solto no citoplasma ou no interior do núcleo. Com os modelos finalizados, obteve-se êxito diante do planejamento inicial, uma vez que conceitos integrando genética e biologia celular foram aprofundados e concretizados, enfatizando que a maioria dos materiais seguiu um planejamento com base no princípio da reciclagem. Sendo assim, com a construção do modelo didático visual 3D da molécula de DNA, elaborada no IFRN Campus Parelhas, auxiliará nas aulas teóricas da disciplina de biologia, especificamente no módulo de biologia celular e genética, fornecendo uma precisão visual, o que facilita a aquisição de conceitos relacionados o assunto. Logo, a produção de modelos visuais didáticos em 3D tem grande importância no ensino de ciências, uma vez que aproxima os alunos da realidade presente nos livros didáticos, além de permitir um controle mais efetivo do tempo de aprendizagem e diminuir a alocação de recursos cognitivos imagéticos, facilitando, assim, a compreensão dos conteúdos abordados.

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