Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE NARRATIVA DA PESQUISA EDUCACIONAL NO BRASIL: O QUANTITATIVO, O QUALITATIVO E MÉTODOS MISTOS.

Palavra-chaves: PESQUISA EDUCACIONAL, MÉTODOS MISTOS, EPISTEMOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 04. Fundamentos da Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46335
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 662
    "inscrito_id" => 8056
    "titulo" => "ANÁLISE NARRATIVA DA PESQUISA EDUCACIONAL NO BRASIL: O QUANTITATIVO, O QUALITATIVO E MÉTODOS MISTOS."
    "resumo" => "Este estudo percorre a história da pesquisa educacional brasileira, influenciada pela política e a epistemologia, buscando perceber os paradigmas científicos em cada época, dialogando sobre as instituições, seus papéis e as escolhas metodológicas subjacentes. Nosso objetivo é estabelecer uma análise histórica sobre o percurso da pesquisa em educação focado nas naturezas metodológicas. Pretendemos também apresentar uma reflexão crítica sobre as possibilidades de contribuição dos métodos mistos em pesquisa educacional, onde percorremos uma diversidade de estudos e abordagens científicas entre a pesquisa em educação e o campo epistemológico. Utilizamos da análise narrativa como método para constituímos um viés histórico sobre a formulação e utilização das diversas naturezas e métodos de pesquisa, dialogando com estruturas científicas paradigmáticas que influenciam a história da ciência educação. Entendemos que tal jornada deságua nos métodos mistos, como campo possível e instigante na pesquisa educacional, contribuindo ao pensar a colaboração interdisciplinar entre pesquisadores e grupos de pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "PESQUISA EDUCACIONAL, MÉTODOS MISTOS, EPISTEMOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID8056_16082018093913.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON ANTUNES"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON KALDERASH"
    "autor_email" => "cat_kalderash@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46335
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 662
    "inscrito_id" => 8056
    "titulo" => "ANÁLISE NARRATIVA DA PESQUISA EDUCACIONAL NO BRASIL: O QUANTITATIVO, O QUALITATIVO E MÉTODOS MISTOS."
    "resumo" => "Este estudo percorre a história da pesquisa educacional brasileira, influenciada pela política e a epistemologia, buscando perceber os paradigmas científicos em cada época, dialogando sobre as instituições, seus papéis e as escolhas metodológicas subjacentes. Nosso objetivo é estabelecer uma análise histórica sobre o percurso da pesquisa em educação focado nas naturezas metodológicas. Pretendemos também apresentar uma reflexão crítica sobre as possibilidades de contribuição dos métodos mistos em pesquisa educacional, onde percorremos uma diversidade de estudos e abordagens científicas entre a pesquisa em educação e o campo epistemológico. Utilizamos da análise narrativa como método para constituímos um viés histórico sobre a formulação e utilização das diversas naturezas e métodos de pesquisa, dialogando com estruturas científicas paradigmáticas que influenciam a história da ciência educação. Entendemos que tal jornada deságua nos métodos mistos, como campo possível e instigante na pesquisa educacional, contribuindo ao pensar a colaboração interdisciplinar entre pesquisadores e grupos de pesquisa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04. Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "PESQUISA EDUCACIONAL, MÉTODOS MISTOS, EPISTEMOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID8056_16082018093913.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEFERSON ANTUNES"
    "autor_nome_curto" => "JEFERSON KALDERASH"
    "autor_email" => "cat_kalderash@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este estudo percorre a história da pesquisa educacional brasileira, influenciada pela política e a epistemologia, buscando perceber os paradigmas científicos em cada época, dialogando sobre as instituições, seus papéis e as escolhas metodológicas subjacentes. Nosso objetivo é estabelecer uma análise histórica sobre o percurso da pesquisa em educação focado nas naturezas metodológicas. Pretendemos também apresentar uma reflexão crítica sobre as possibilidades de contribuição dos métodos mistos em pesquisa educacional, onde percorremos uma diversidade de estudos e abordagens científicas entre a pesquisa em educação e o campo epistemológico. Utilizamos da análise narrativa como método para constituímos um viés histórico sobre a formulação e utilização das diversas naturezas e métodos de pesquisa, dialogando com estruturas científicas paradigmáticas que influenciam a história da ciência educação. Entendemos que tal jornada deságua nos métodos mistos, como campo possível e instigante na pesquisa educacional, contribuindo ao pensar a colaboração interdisciplinar entre pesquisadores e grupos de pesquisa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.