A ESCOLA COMO O MELHOR LOCAL PARA SE PROMOVER SAÚDE E PREVENÇÃO
"2013-10-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4619 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 331 "inscrito_id" => 601 "titulo" => "A ESCOLA COMO O MELHOR LOCAL PARA SE PROMOVER SAÚDE E PREVENÇÃO" "resumo" => "A educação para a saúde em meio escolar é uma atividade de comunicação que implica um ensino-aprendizagem respeitante a uma série de conhecimentos, crenças, atitudes, valores, habilidades e competências. Sabe-se hoje que saúde quer dizer mais do que ausência de doenças. Ela representa qualidade de vida sendo uma resultante de fatores como: alimentação, moradia, transporte, acesso à educação, trabalho, lazer, saneamento básico, distribuição de renda, liberdade e bem estar físico e mental. A realização de ações educativas de promoção da saúde vem se concretizando com a criação das "Escolas Promotoras de Saúde". Trata-se de uma iniciativa já difundida em alguns países e que vem se desenvolvendo lentamente em escolas brasileiras. Falar de saúde e de drogas nas disciplinas que o aluno tem em sala de aula é um recurso poderoso. É importante que seja analisado a realidade dos alunos, seja nas redes em que convivem com seus pais, seja nas outras redes de apoio, como a escola. O projeto sobre promoção de saúde e prevenção foi desenvolvido na Escola Estadual Monsenhor José da Silva Coutinho do Município de Esperança, pertencente à 3ª Região de Ensino, com diversos alunos matriculados em quatro turmas do ensino médio inovador pertencentes à escola (1º Ano E, F/2º Ano A, B). Para isso, utilizamos questionário e aulas com método de ensino socializado e educativo, através de várias dinâmicas, palestras e oficinas. Diante deste relato de experiência, pode-se afirmar que abordar o tema saúde e prevenção nas escolas, tem uma grande importância, pois possibilita os adolescentes poder refletir sobre a vida e a importância de viver, de forma saudável e responsável, o que é um fator primordial para melhorar o desempenho deles no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_3datahora_04_10_2013_19_41_02_idinscrito_601_15495b434df216ab2bdb2af335c4546f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN DE ANGELES GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALAN DE ANGELES" "autor_email" => "alandeangeles@bol.com.br" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4619 "edicao_id" => 15 "trabalho_id" => 331 "inscrito_id" => 601 "titulo" => "A ESCOLA COMO O MELHOR LOCAL PARA SE PROMOVER SAÚDE E PREVENÇÃO" "resumo" => "A educação para a saúde em meio escolar é uma atividade de comunicação que implica um ensino-aprendizagem respeitante a uma série de conhecimentos, crenças, atitudes, valores, habilidades e competências. Sabe-se hoje que saúde quer dizer mais do que ausência de doenças. Ela representa qualidade de vida sendo uma resultante de fatores como: alimentação, moradia, transporte, acesso à educação, trabalho, lazer, saneamento básico, distribuição de renda, liberdade e bem estar físico e mental. A realização de ações educativas de promoção da saúde vem se concretizando com a criação das "Escolas Promotoras de Saúde". Trata-se de uma iniciativa já difundida em alguns países e que vem se desenvolvendo lentamente em escolas brasileiras. Falar de saúde e de drogas nas disciplinas que o aluno tem em sala de aula é um recurso poderoso. É importante que seja analisado a realidade dos alunos, seja nas redes em que convivem com seus pais, seja nas outras redes de apoio, como a escola. O projeto sobre promoção de saúde e prevenção foi desenvolvido na Escola Estadual Monsenhor José da Silva Coutinho do Município de Esperança, pertencente à 3ª Região de Ensino, com diversos alunos matriculados em quatro turmas do ensino médio inovador pertencentes à escola (1º Ano E, F/2º Ano A, B). Para isso, utilizamos questionário e aulas com método de ensino socializado e educativo, através de várias dinâmicas, palestras e oficinas. Diante deste relato de experiência, pode-se afirmar que abordar o tema saúde e prevenção nas escolas, tem uma grande importância, pois possibilita os adolescentes poder refletir sobre a vida e a importância de viver, de forma saudável e responsável, o que é um fator primordial para melhorar o desempenho deles no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Modalidade_3datahora_04_10_2013_19_41_02_idinscrito_601_15495b434df216ab2bdb2af335c4546f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN DE ANGELES GUEDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ALAN DE ANGELES" "autor_email" => "alandeangeles@bol.com.br" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE PATOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais III ENID / UEPB" "edicao_evento" => "III Encontro de Iniciação à Docência / UEPB" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/enid/2013" "edicao_logo" => "5e4d81c13f057_19022020154313.png" "edicao_capa" => "5f18560468dc4_22072020120644.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-10-15 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }