Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO TRABALHO REALIZADO NO ENSINO DE FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL CANADÁ DE NOVA FRIBURGO-RJ

Palavra-chaves: INICIAÇÃO À PESQUISA, AUTONOMIA, PROTAGONISMO, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA Comunicação Oral (CO) GT 17. Ensino e suas interseções
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45883
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1415
    "inscrito_id" => 9417
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO TRABALHO REALIZADO NO ENSINO DE FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL CANADÁ DE NOVA FRIBURGO-RJ"
    "resumo" => "Poucas são as iniciativas no sentido de levar um programa de iniciação científica às escolas públicas. Iniciativas estas que poderiam colaborar de forma significativa com o desenvolvimento do aluno, propiciando ao mesmo, alcançar habilidades e competências importantes, tanto para o campo profissional, quanto para o acadêmico. Consideramos que o desenvolvimento da autonomia do aluno no universo da pesquisa seja potencializado desta maneira, na medida em que, o método de trabalho favorece reflexões e pode ser realizado num contexto em que o estudante atue ativamente, tendo o professor como orientador do processo de aprendizagem. Ainda, o protagonismo será estimulado de forma significativa, uma vez que, tendo realizado a pesquisa, poderão ser criados vários momentos, nos quais, o discente terá oportunidade de apresentá-lo tanto a comunidade escolar, como ao público externo. Neste artigo discutimos a importância da iniciação à pesquisa no Ensino Médio em escolas públicas tendo como ponto de partida, o trabalho desenvolvido no Colégio Estadual Canadá de Nova Friburgo-RJ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "INICIAÇÃO À PESQUISA, AUTONOMIA, PROTAGONISMO, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID9417_05092018190145.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrianaobernardes@bol.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45883
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1415
    "inscrito_id" => 9417
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DO TRABALHO REALIZADO NO ENSINO DE FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL CANADÁ DE NOVA FRIBURGO-RJ"
    "resumo" => "Poucas são as iniciativas no sentido de levar um programa de iniciação científica às escolas públicas. Iniciativas estas que poderiam colaborar de forma significativa com o desenvolvimento do aluno, propiciando ao mesmo, alcançar habilidades e competências importantes, tanto para o campo profissional, quanto para o acadêmico. Consideramos que o desenvolvimento da autonomia do aluno no universo da pesquisa seja potencializado desta maneira, na medida em que, o método de trabalho favorece reflexões e pode ser realizado num contexto em que o estudante atue ativamente, tendo o professor como orientador do processo de aprendizagem. Ainda, o protagonismo será estimulado de forma significativa, uma vez que, tendo realizado a pesquisa, poderão ser criados vários momentos, nos quais, o discente terá oportunidade de apresentá-lo tanto a comunidade escolar, como ao público externo. Neste artigo discutimos a importância da iniciação à pesquisa no Ensino Médio em escolas públicas tendo como ponto de partida, o trabalho desenvolvido no Colégio Estadual Canadá de Nova Friburgo-RJ."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17. Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "INICIAÇÃO À PESQUISA, AUTONOMIA, PROTAGONISMO, ENSINO DE FÍSICA, ENSINO DE FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA17_ID9417_05092018190145.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIANA OLIVEIRA BERNARDES"
    "autor_nome_curto" => "ADRIANA"
    "autor_email" => "adrianaobernardes@bol.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Poucas são as iniciativas no sentido de levar um programa de iniciação científica às escolas públicas. Iniciativas estas que poderiam colaborar de forma significativa com o desenvolvimento do aluno, propiciando ao mesmo, alcançar habilidades e competências importantes, tanto para o campo profissional, quanto para o acadêmico. Consideramos que o desenvolvimento da autonomia do aluno no universo da pesquisa seja potencializado desta maneira, na medida em que, o método de trabalho favorece reflexões e pode ser realizado num contexto em que o estudante atue ativamente, tendo o professor como orientador do processo de aprendizagem. Ainda, o protagonismo será estimulado de forma significativa, uma vez que, tendo realizado a pesquisa, poderão ser criados vários momentos, nos quais, o discente terá oportunidade de apresentá-lo tanto a comunidade escolar, como ao público externo. Neste artigo discutimos a importância da iniciação à pesquisa no Ensino Médio em escolas públicas tendo como ponto de partida, o trabalho desenvolvido no Colégio Estadual Canadá de Nova Friburgo-RJ.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.