Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROJETO DE NIVELAMENTO MATEMÁTICO COM DISCENTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, INTERVENÇÃO, MATEMÁTICA, NIVELAMENTO Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a importância da utilização da avaliação diagnóstica como instrumento de intervenção para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de matemática, especificamente, em um projeto denominado Nivelamento Matemático. A avaliação, neste contexto, contribui com o trabalho docente, em especial, no que se refere a investigação e tomada de decisão sobre quais ações poderão contribuir com o desenvolvimento das competências e habilidades matemáticas, entendendo que as aprendizagens deste componente curricular são fundamentais para compreensão de outras disciplinas e dos contextos sociais que envolvem os discentes. O campo de pesquisa é uma escola de Ensino Médio integrado à Educação Profissional, que há alguns anos vem trabalhando com a aplicação de avaliações diagnósticas, sempre com objetivo interventivo no ensino da matemática. A partir das experiências vivenciadas com o projeto na instituição, reflete-se sobre a importância do uso da avaliação e de seus resultados como ferramenta pedagógica, reconhecendo que o instrumento avaliativo não constitui um fim em si mesmo,- não estando apenas a serviço da nota ou da classificação do discente-, mas sim como um recurso para subsidiar as tomadas de decisões no âmbito dos sistemas educacionais ou em cada escola, já que o Ensino Médio, como os ciclos anteriores, recebem alunos com os mais diferentes níveis de aprendizagem e que precisam passar por processos interventivos eficazes e que possibilitem a compreensão e aquisição dos conteúdos necessários para aprendizagem da disciplina. A avaliação, neste contexto, tem um papel determinante para subsidiar as escolhas didáticas e definir estratégias de ensino mais individualizadas, capazes de localizar de modo assertivo algumas lacunas e prejuízos no reportório matemático do aluno, que, muitas vezes, não foram supridas, por diferentes fatores, em séries anteriores.

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