Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INCLUSÃO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSÃO ESCOLAR, PRÁTICA PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45789
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3515
    "inscrito_id" => 10143
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INCLUSÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem a pretensão de refletir sobre a formação de professores, enquanto um dos aspectos relevantes no processo de inclusão escolar. Embora tenha como foco a formação de professores dos anos iniciais, considera-se que o processo formativo do professor nos diversos níveis e modalidades de ensino é fator importante na discussão da melhoria da educação e na construção de escolas inclusivas. A pesquisa aqui apresentada utilizou a metodologia de pesquisa exploratória, cuja tipologia baseou-se na pesquisa documental e bibliográfica. A fundamentação teórica tratou de aspectos importantes no processo formativo do professor, bem como na educação inclusiva como princípio norteador na organização escolar, com vistas à diminuição da exclusão. Neste sentido, a pesquisa privilegiou a consulta a documentos que norteiam a política de formação de professores e a política da inclusão, bem como o estudo de autores que tratam da temática de maneira aprofundada, como: Saviani (2009), Bueno (2005), Adorno (1995), Pimenta (2007), entre outros. A pesquisa identifica a formação de professores como um dos pilares da inclusão, reconhecendo que é preciso ser pensada como uma rede de formação. As instituições de Ensino Superior e a escola desempenham papel essencial no processo formativo, na medida em que garantem a reflexão no campo de futura prática profissional, por meio dos estágios supervisionados. Compreende-se que a formação de professores na perspectiva inclusiva, precisa almejar uma prática emancipatória e autônoma, estabelecendo caminhos que assegurem não só o acesso, mas a permanência e a aprendizagem de todos os alunos na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSÃO ESCOLAR, PRÁTICA PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID10143_15092018131835.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETH REGINA STREISKY DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETH"
    "autor_email" => "elizabeth.farias@unespar."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR) - CAMPUS PARANAGUÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45789
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3515
    "inscrito_id" => 10143
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INCLUSÃO"
    "resumo" => "Este artigo tem a pretensão de refletir sobre a formação de professores, enquanto um dos aspectos relevantes no processo de inclusão escolar. Embora tenha como foco a formação de professores dos anos iniciais, considera-se que o processo formativo do professor nos diversos níveis e modalidades de ensino é fator importante na discussão da melhoria da educação e na construção de escolas inclusivas. A pesquisa aqui apresentada utilizou a metodologia de pesquisa exploratória, cuja tipologia baseou-se na pesquisa documental e bibliográfica. A fundamentação teórica tratou de aspectos importantes no processo formativo do professor, bem como na educação inclusiva como princípio norteador na organização escolar, com vistas à diminuição da exclusão. Neste sentido, a pesquisa privilegiou a consulta a documentos que norteiam a política de formação de professores e a política da inclusão, bem como o estudo de autores que tratam da temática de maneira aprofundada, como: Saviani (2009), Bueno (2005), Adorno (1995), Pimenta (2007), entre outros. A pesquisa identifica a formação de professores como um dos pilares da inclusão, reconhecendo que é preciso ser pensada como uma rede de formação. As instituições de Ensino Superior e a escola desempenham papel essencial no processo formativo, na medida em que garantem a reflexão no campo de futura prática profissional, por meio dos estágios supervisionados. Compreende-se que a formação de professores na perspectiva inclusiva, precisa almejar uma prática emancipatória e autônoma, estabelecendo caminhos que assegurem não só o acesso, mas a permanência e a aprendizagem de todos os alunos na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, INCLUSÃO ESCOLAR, PRÁTICA PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID10143_15092018131835.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIZABETH REGINA STREISKY DE FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ELIZABETH"
    "autor_email" => "elizabeth.farias@unespar."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR) - CAMPUS PARANAGUÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo tem a pretensão de refletir sobre a formação de professores, enquanto um dos aspectos relevantes no processo de inclusão escolar. Embora tenha como foco a formação de professores dos anos iniciais, considera-se que o processo formativo do professor nos diversos níveis e modalidades de ensino é fator importante na discussão da melhoria da educação e na construção de escolas inclusivas. A pesquisa aqui apresentada utilizou a metodologia de pesquisa exploratória, cuja tipologia baseou-se na pesquisa documental e bibliográfica. A fundamentação teórica tratou de aspectos importantes no processo formativo do professor, bem como na educação inclusiva como princípio norteador na organização escolar, com vistas à diminuição da exclusão. Neste sentido, a pesquisa privilegiou a consulta a documentos que norteiam a política de formação de professores e a política da inclusão, bem como o estudo de autores que tratam da temática de maneira aprofundada, como: Saviani (2009), Bueno (2005), Adorno (1995), Pimenta (2007), entre outros. A pesquisa identifica a formação de professores como um dos pilares da inclusão, reconhecendo que é preciso ser pensada como uma rede de formação. As instituições de Ensino Superior e a escola desempenham papel essencial no processo formativo, na medida em que garantem a reflexão no campo de futura prática profissional, por meio dos estágios supervisionados. Compreende-se que a formação de professores na perspectiva inclusiva, precisa almejar uma prática emancipatória e autônoma, estabelecendo caminhos que assegurem não só o acesso, mas a permanência e a aprendizagem de todos os alunos na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.