Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCRITA DA GERAÇÃO DIGITAL

Palavra-chaves: CONFLITOS DE GERAÇÕES, TECNOLOGIAS DIGITAIS, CULTURA UNIVERSITÁRIA, TEXTOS ACADÊMICOS HIPERTEXTUAIS. Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
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      diferentes. As crianças percebem como algo natural as situações que são novas para seus pais, muitas\r\n
      vezes até apresentando-se como desafios penosos, principalmente no tocante às tecnologias digitais.\r\n
      Disso decorre que os mais jovens conseguem realizar sem problema algumas ações que parecem\r\n
      complicadíssimas para os mais velhos. O problema é que, neste momento, a distância entre as\r\n
      gerações parece ainda maior, seja porque a aceleração tecnológica transforma nossos contextos a uma\r\n
      velocidade vertiginosa, seja por outros fatores. Este artigo é um recorte da minha tese de doutorado,\r\n
      cujo corpo se forma através de um estudo sobre as propriedades estruturais dos textos acadêmicos\r\n
      hipertextuais, conflito com a cultura pós-industrial, fortemente marcada pelas mídias hipertextuais, as\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Conflitos entre pais e filhos, assim como entre professores e estudantes, gerados pela distância cronológica, sempre existiram. Cada geração, mesmo pertencendo ao mesmo ambiente sociocultural, desenvolveu-se em momentos históricos, sociais, tecnológicos, econômicos e culturais diferentes. As crianças percebem como algo natural as situações que são novas para seus pais, muitas vezes até apresentando-se como desafios penosos, principalmente no tocante às tecnologias digitais. Disso decorre que os mais jovens conseguem realizar sem problema algumas ações que parecem complicadíssimas para os mais velhos. O problema é que, neste momento, a distância entre as gerações parece ainda maior, seja porque a aceleração tecnológica transforma nossos contextos a uma velocidade vertiginosa, seja por outros fatores. Este artigo é um recorte da minha tese de doutorado, cujo corpo se forma através de um estudo sobre as propriedades estruturais dos textos acadêmicos hipertextuais, conflito com a cultura pós-industrial, fortemente marcada pelas mídias hipertextuais, as quais promoveram significativas mudanças nos modos de produção do conhecimento e nos modos de sua apropriação.

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