Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA E SEU PAPEL SOCIAL NA EMANCIPAÇÃO DO SUJEITO: UMA ANÁLISE DA VISÃO DOS PROFESSORES DA CIDADE DE BARRO ALTO-BA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, , EMANCIPAÇÃO, POLÍTICA, PROFESSORES, EDUCADORES, PROFESSORES, EDUCADORES Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A pesquisa trouxe uma reflexão sobre o papel da escola enquanto possibilitadora da emancipação do sujeito. O problema tratado neste trabalho se encontra na reflexão estabelecida entre educação e política, no qual é retratada a importância destas no processo educativo. Trago um estudo bibliográfico e uma pesquisa com professores de escolas públicas do município de Barro Alto, Estado da Bahia, sobre suas constituições ideológicas, bem como as relações que eles estabelecem na comunidade por meio de sua prática educativa. Autores como o Paulo Freire, Moacir Gadotti, Pedrinho Guareschi, Pablo Gentilli, entre outros tiveram relevantes contribuições nas discussões sobre a problemática levantada. A pesquisa foi realizada com professores de diferentes áreas do conhecimento, compondo toda educação básica, sendo utilizado um questionário, contendo perguntas objetivas e subjetivas. Tem objetivos de discutir os aspectos que nos permitam compreender a importância da escola, enquanto mecanismo de emancipação dos sujeitos; refletindo sobre o papel social da escola, seus desafios e obstáculos frente a este dilema, e como os professores podem contribuir para tornar este espaço educativo, um lugar de construção de sujeitos emancipados. Conclui-se a pesquisa entendendo que pensar práticas educativas emancipatórias é algo desafiador. Assim, a escola é o lugar de referência da construção de práticas de libertação, e ainda, esta mesma escola é o lugar da resistência e seus educadores necessitam se sentirem pertencentes à educação como causa maior, discutindo os pressupostos ideológicos da educação.

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