Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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A CRECHE COMO UM AMBIENTE DE APRENDIZAGENS E CUIDADOS: UM ESTUDO DE CASO NA CRECHE VOVÓ MARIA, BELO JARDIM -PE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, DESENVOLVIMENTO INFANTIL, FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS Comunicação Oral (CO) GT 09. Educação Infantil

Resumo

A pesquisa intitulada: A creche como um ambiente de aprendizagens e cuidados: um estudo de caso na creche Vovó Maria, belo jardim – PE tem como objetivo analisar o papel fundamental do cuidar e do educar de crianças na creche mencionada analisando se esse espaço escolar é adequado ao desenvolvimento da criança. Sobretudo conhecer a proposta educativa, as suas ações pedagógicas, verificando a partir da concepção dos professores se a família é membro participativo em relação ao aprendizado. Como metodologia optou-se por estudo de caso, com um método descritivo, com uma abordagem qualitativa de natureza básica. Conclui-se que os professores necessitam de um espaço mais amplo para o desenvolvimento das atividades; demonstram que há uma rotina e que essa contribui para a autonomia das crianças. No que se refere a metodologia utilizada o sociointeracionismo, foi o método mencionado por todos os docentes. Em relação às funções da creche no ato de cuidar e educar os professores relatam ser muito difícil e cobram mais assistência. Já quando questionados sobre a participação da família responderam a falta de comprometimento dos pais com o desenvolvimento do seu filho no que se refere ao aprendizado. Portanto, a creche deve se configurar como lugar de interação e socialização de crianças, complementar a ação familiar, bem como ressalta a importância da formação do profissional que nela atua. Palavras-chave: Educação infantil, Desenvolvimento infantil, Formação de profissionais.

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