Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO MÉTODO PEIRCIANO À PESQUISA EM EDUCAÇÃO: RELAÇÕES ALUNO-PROFESSOR CONHECIMENTO

Palavra-chaves: PESQUISA, MÉTODO PEIRCIANO, RELAÇÃO ALUNO-PROFESSOR-CONHECIMENTO Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
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      As interações aluno–professor-conhecimento viabilizam o ensino/pesquisa/extensão na educação escolar, influenciando o desempenho do aluno e do professor. A socialização, a reconstrução e a superação da cultura acumulada pela humanidade, dão-se graças ao sistema educacional, especialmente, dentro e fora da sala de aula. O presente artigo busca demonstrar o método peirciano, cuja maior contribuição refere-se à Filosofia (com o pragmatismo) e à Teoria da Comunicação. Trata-se de um trabalho com discussões bibliográficas, as quais evidenciam que o signo é um meio de transmissão das formas fundantes dos conceitos e de comunicação dos diferentes agentes ou segmentos da comunidade. Essa sua especificidade também é aplicável à educação na sua perspectiva (pragmatismo), pois que nessa área lida-se também com conceitos e interações. Para tal, tem-se como objetivo principal demonstrar o método peirciano como via de contribuição à pesquisa na construção do conhecimento relacionado tanto ao corpo docente quanto ao discente. Nesse sentido, faz-se uma contextualização do método abdutivo relacionando-o na construção do conhecimento da sala de aula, aliado a isso, o incentivo à pesquisa.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO: As interações aluno–professor-conhecimento viabilizam o ensino/pesquisa/extensão na educação escolar, influenciando o desempenho do aluno e do professor. A socialização, a reconstrução e a superação da cultura acumulada pela humanidade, dão-se graças ao sistema educacional, especialmente, dentro e fora da sala de aula. O presente artigo busca demonstrar o método peirciano, cuja maior contribuição refere-se à Filosofia (com o pragmatismo) e à Teoria da Comunicação. Trata-se de um trabalho com discussões bibliográficas, as quais evidenciam que o signo é um meio de transmissão das formas fundantes dos conceitos e de comunicação dos diferentes agentes ou segmentos da comunidade. Essa sua especificidade também é aplicável à educação na sua perspectiva (pragmatismo), pois que nessa área lida-se também com conceitos e interações. Para tal, tem-se como objetivo principal demonstrar o método peirciano como via de contribuição à pesquisa na construção do conhecimento relacionado tanto ao corpo docente quanto ao discente. Nesse sentido, faz-se uma contextualização do método abdutivo relacionando-o na construção do conhecimento da sala de aula, aliado a isso, o incentivo à pesquisa.

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