Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEMPESTADE CEREBRAL (BRAINSTORMING) NO ENSINO DE INTRODUÇÃO À QUÍMICA, COM ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL ROSA MARTINS, IBIAPINA-CE

Palavra-chaves: TEMPESTADE CEREBRAL, ENSINO DE QUÍMICA, DINÂMICA Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A técnica denominada de Brainstorming (chuva de ideias ou tempestade cerebral) consiste basicamente, como o próprio nome já diz, em uma técnica em grupo, utilizando a diversidade de pensamentos e experiências para gerar soluções inovadoras. Objetivou-se com este trabalho, utilizar a técnica tempestade cerebral (Brainstorming) para introduzir o assunto sobre a química, afim de fazer com que os alunos entendessem a abrangência dessa ciência maravilhosa. Nesta abordagem, algumas das etapas feitas com essa técnica foi em consonância com Abrantes (2016), as quais são: Problema a se resolver; anotação e discussão do resultado da sessão de chuva de ideias com os alunos. Havendo a explicação prévia de que toda contribuição era relevante os alunos se sentiram mais a vontade de se expressar. Como era uma turma que tinha um déficit grande na área da química, foi posto o seguinte problema: Qual o entendimento que temos sobre a química? Na parte das anotações no quadro os alunos deram suas contribuições com as palavras-chaves. Foi possível agrupá-las e sistematiza-las em três categorias, sendo elas: 1. Palavras que tinham haver com a química e com o cotidiano do aluno (ex. agrotóxicos, remédios, decomposição), 2. Palavras que tinham um cunho mais científico (ex. pesquisa, trabalho, laboratório, experimentos, energias renováveis, descobertas), 3. Palavras que aparentemente não tinham nada haver com a química (ex. relacionamento sério, amor, dedicação). No final, os alunos perceberam que todas as palavras da tempestade cerebral foram usadas para essa compreensão. O professor no final fez um último questionamento, sendo ele: Qual a conclusão que vocês acham agora sobre a química? E a maioria dos alunos responderam: A química é uma ciência importante, estando em todos os lugares e fazendo parte de nossas vidas.

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