Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UTILIZAÇÃO DO ELIPSÓGRAFO DE ARQUIMEDES COMO MATERIAL DIDÁTICO.

Palavra-chaves: ELIPSÓGRAFO, ARQUIMEDES, CURVA ELÍPTICA Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43420
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 1149
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO ELIPSÓGRAFO DE ARQUIMEDES COMO MATERIAL DIDÁTICO."
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma proposta de atividade a partir de um mecanismo articulado chamado Elipsógrafo de Arquimedes, que foi desenvolvido pelo filósofo e matemático da Antiguidade Grega, Arquimedes, e que permite a visualização do traçado de curvas elípticas. Este trabalho tem como objetivo divulgar essa ferramenta didática, que pode ser utilizada, especialmente, por professores de matemática em sua prática pedagógica para auxiliar na abordagem de curvas elípticas. No decorrer deste artigo, estudamos alguns pesquisadores da área da história da Matemática que desenvolveram ensaios sobre a evolução das cônicas; detalhamos as medidas e peças fundamentais para construção do elipsógrafo; descrevemos teoricamente seu funcionamento; apresentamos conteúdos que podem ser trabalhados com os seus alunos, de modo que, desperte discussões de idéias em aulas, de forma a contribuir para construção de um pensamento crítico sobre os assuntos abordados; além disso, com o auxílio dessa ferramenta, demonstramos matematicamente como chegar à equação da elipse mostrando suas propriedades e relações com o dispositivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "ELIPSÓGRAFO, ARQUIMEDES, CURVA ELÍPTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA10_ID1149_25052018215459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHAM CANDIDO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "NATHAM"
    "autor_email" => "nathan.oliveira_@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43420
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 1149
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO ELIPSÓGRAFO DE ARQUIMEDES COMO MATERIAL DIDÁTICO."
    "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma proposta de atividade a partir de um mecanismo articulado chamado Elipsógrafo de Arquimedes, que foi desenvolvido pelo filósofo e matemático da Antiguidade Grega, Arquimedes, e que permite a visualização do traçado de curvas elípticas. Este trabalho tem como objetivo divulgar essa ferramenta didática, que pode ser utilizada, especialmente, por professores de matemática em sua prática pedagógica para auxiliar na abordagem de curvas elípticas. No decorrer deste artigo, estudamos alguns pesquisadores da área da história da Matemática que desenvolveram ensaios sobre a evolução das cônicas; detalhamos as medidas e peças fundamentais para construção do elipsógrafo; descrevemos teoricamente seu funcionamento; apresentamos conteúdos que podem ser trabalhados com os seus alunos, de modo que, desperte discussões de idéias em aulas, de forma a contribuir para construção de um pensamento crítico sobre os assuntos abordados; além disso, com o auxílio dessa ferramenta, demonstramos matematicamente como chegar à equação da elipse mostrando suas propriedades e relações com o dispositivo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "ELIPSÓGRAFO, ARQUIMEDES, CURVA ELÍPTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA10_ID1149_25052018215459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHAM CANDIDO DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "NATHAM"
    "autor_email" => "nathan.oliveira_@hotmail."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O presente trabalho trata-se de uma proposta de atividade a partir de um mecanismo articulado chamado Elipsógrafo de Arquimedes, que foi desenvolvido pelo filósofo e matemático da Antiguidade Grega, Arquimedes, e que permite a visualização do traçado de curvas elípticas. Este trabalho tem como objetivo divulgar essa ferramenta didática, que pode ser utilizada, especialmente, por professores de matemática em sua prática pedagógica para auxiliar na abordagem de curvas elípticas. No decorrer deste artigo, estudamos alguns pesquisadores da área da história da Matemática que desenvolveram ensaios sobre a evolução das cônicas; detalhamos as medidas e peças fundamentais para construção do elipsógrafo; descrevemos teoricamente seu funcionamento; apresentamos conteúdos que podem ser trabalhados com os seus alunos, de modo que, desperte discussões de idéias em aulas, de forma a contribuir para construção de um pensamento crítico sobre os assuntos abordados; além disso, com o auxílio dessa ferramenta, demonstramos matematicamente como chegar à equação da elipse mostrando suas propriedades e relações com o dispositivo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.