Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO DE ASTRONOMIA, FÍSICA E ASTROFÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: ASTRONOMIA, FÍSICA, ASTROFÍSICA, PESQUISA, PESQUISA Comunicação Oral (CO) AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43245
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 198
    "inscrito_id" => 56
    "titulo" => "O ENSINO DE ASTRONOMIA, FÍSICA E ASTROFÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Clarificar à Escola Estadual Cidadã Integral Severino Cabral e em especial aos estudantes da eletiva desenvolvida na referida escola a importância de se utilizar os conceitos e teorias da Astrofísica na educação básica para a obtenção de uma maior compreensão do Universo no qual estamos inseridos e a obtenção de uma significativa aprendizagem, promovendo a interdisciplinaridade, evitando a fragmentação dos conteúdos, objetivando a formação integral e crítica, originando efetivamente a conexão entre diversos assuntos e com isso facilitando realmente a compreensão e a formação dos estudantes. Objetivamos analisar o uso das atividades experimentais e conteúdos que não fazem parte da grade curricular, mas que são fundamentais na compreensão de conteúdos da Física por parte dos estudantes. Esta pesquisa foi classificada como qualitativa, por considerar o objeto de estudo dessa pesquisa, entendemos que esta pode oferecer melhores resultados. Para a metodologia de acordo com nossa investigação, escolhemos a pesquisa-ação. Observou-se a assiduidade e comprometimentos dos estudantes ao desenvolveram a realização das pesquisas qualitativa relacionada ao ensino de Astronomia, Física e Astrofísica na educação básica na Escola Estadual Cidadã Integral Severino Cabral, na cidade de Campina Grande-PB, aos estudantes inseridos na eletiva desenvolvida na referida escola. Foi estruturado um programa que proporcionou uma pesquisa na introdução do ensino de astrofísica e suas problemáticas no intuito de despertar um maior interesse e compreensão de teorias e conceitos da disciplina pelos estudantes, facilitando uma maior aprendizagem da física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, FÍSICA, ASTROFÍSICA, PESQUISA, PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID56_23052018140333.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBANERY REJANE CORDEIRO DE ARAÚJO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ALBANERY"
    "autor_email" => "rejanediretora@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43245
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 198
    "inscrito_id" => 56
    "titulo" => "O ENSINO DE ASTRONOMIA, FÍSICA E ASTROFÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Clarificar à Escola Estadual Cidadã Integral Severino Cabral e em especial aos estudantes da eletiva desenvolvida na referida escola a importância de se utilizar os conceitos e teorias da Astrofísica na educação básica para a obtenção de uma maior compreensão do Universo no qual estamos inseridos e a obtenção de uma significativa aprendizagem, promovendo a interdisciplinaridade, evitando a fragmentação dos conteúdos, objetivando a formação integral e crítica, originando efetivamente a conexão entre diversos assuntos e com isso facilitando realmente a compreensão e a formação dos estudantes. Objetivamos analisar o uso das atividades experimentais e conteúdos que não fazem parte da grade curricular, mas que são fundamentais na compreensão de conteúdos da Física por parte dos estudantes. Esta pesquisa foi classificada como qualitativa, por considerar o objeto de estudo dessa pesquisa, entendemos que esta pode oferecer melhores resultados. Para a metodologia de acordo com nossa investigação, escolhemos a pesquisa-ação. Observou-se a assiduidade e comprometimentos dos estudantes ao desenvolveram a realização das pesquisas qualitativa relacionada ao ensino de Astronomia, Física e Astrofísica na educação básica na Escola Estadual Cidadã Integral Severino Cabral, na cidade de Campina Grande-PB, aos estudantes inseridos na eletiva desenvolvida na referida escola. Foi estruturado um programa que proporcionou uma pesquisa na introdução do ensino de astrofísica e suas problemáticas no intuito de despertar um maior interesse e compreensão de teorias e conceitos da disciplina pelos estudantes, facilitando uma maior aprendizagem da física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "ASTRONOMIA, FÍSICA, ASTROFÍSICA, PESQUISA, PESQUISA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA24_ID56_23052018140333.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBANERY REJANE CORDEIRO DE ARAÚJO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ALBANERY"
    "autor_email" => "rejanediretora@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Clarificar à Escola Estadual Cidadã Integral Severino Cabral e em especial aos estudantes da eletiva desenvolvida na referida escola a importância de se utilizar os conceitos e teorias da Astrofísica na educação básica para a obtenção de uma maior compreensão do Universo no qual estamos inseridos e a obtenção de uma significativa aprendizagem, promovendo a interdisciplinaridade, evitando a fragmentação dos conteúdos, objetivando a formação integral e crítica, originando efetivamente a conexão entre diversos assuntos e com isso facilitando realmente a compreensão e a formação dos estudantes. Objetivamos analisar o uso das atividades experimentais e conteúdos que não fazem parte da grade curricular, mas que são fundamentais na compreensão de conteúdos da Física por parte dos estudantes. Esta pesquisa foi classificada como qualitativa, por considerar o objeto de estudo dessa pesquisa, entendemos que esta pode oferecer melhores resultados. Para a metodologia de acordo com nossa investigação, escolhemos a pesquisa-ação. Observou-se a assiduidade e comprometimentos dos estudantes ao desenvolveram a realização das pesquisas qualitativa relacionada ao ensino de Astronomia, Física e Astrofísica na educação básica na Escola Estadual Cidadã Integral Severino Cabral, na cidade de Campina Grande-PB, aos estudantes inseridos na eletiva desenvolvida na referida escola. Foi estruturado um programa que proporcionou uma pesquisa na introdução do ensino de astrofísica e suas problemáticas no intuito de despertar um maior interesse e compreensão de teorias e conceitos da disciplina pelos estudantes, facilitando uma maior aprendizagem da física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.