Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Palavra-chaves: ENSINO DE JOVENS E ADULTOS, , CURRÍCULO, BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) AT 17 - História da ciência: abordagens e metodologias
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43040
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 207
    "titulo" => "DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO."
    "resumo" => "Recentemente, a educação de jovens e adultos vem se configurando como um campo pedagógico comprometido com o desenvolvimento de reflexões críticas sobre suas necessidades e objetivos. Entretanto, poucos esforços vêm sendo feitos no sentido de explicitar ou discutir seus contornos e especificidades neste campo do conhecimento. Assim, o objetivo desse trabalho é registrar a trajetória percorrida na elaboração de uma proposta curricular ao estudante da modalidade EJA. A metodologia empregada é de cunho etnográfico, na qual utilizamos a análise documental dos documentos do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, assim como a participação efetiva dos professores da rede estadual de ensino, por meio de audiências públicas. Este trabalho resultou em uma proposta curricular de formação generalista, inspirado no ciclo da vida, organizado por temas, competências e habilidades dentro de um período de 01 (um) ano e meio de formação, priorizando, para esse intento, os tempos e os ritmos de aprendizagem do adulto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 17 - História da ciência: abordagens e metodologias"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE JOVENS E ADULTOS,, CURRÍCULO, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD2_SA27_ID207_08022018161543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO LUZ GONZAGA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO LUZ"
    "autor_email" => "gonzaga-luciano@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43040
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 12
    "inscrito_id" => 207
    "titulo" => "DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO."
    "resumo" => "Recentemente, a educação de jovens e adultos vem se configurando como um campo pedagógico comprometido com o desenvolvimento de reflexões críticas sobre suas necessidades e objetivos. Entretanto, poucos esforços vêm sendo feitos no sentido de explicitar ou discutir seus contornos e especificidades neste campo do conhecimento. Assim, o objetivo desse trabalho é registrar a trajetória percorrida na elaboração de uma proposta curricular ao estudante da modalidade EJA. A metodologia empregada é de cunho etnográfico, na qual utilizamos a análise documental dos documentos do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, assim como a participação efetiva dos professores da rede estadual de ensino, por meio de audiências públicas. Este trabalho resultou em uma proposta curricular de formação generalista, inspirado no ciclo da vida, organizado por temas, competências e habilidades dentro de um período de 01 (um) ano e meio de formação, priorizando, para esse intento, os tempos e os ritmos de aprendizagem do adulto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 17 - História da ciência: abordagens e metodologias"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE JOVENS E ADULTOS,, CURRÍCULO, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD2_SA27_ID207_08022018161543.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO LUZ GONZAGA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO LUZ"
    "autor_email" => "gonzaga-luciano@ig.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Recentemente, a educação de jovens e adultos vem se configurando como um campo pedagógico comprometido com o desenvolvimento de reflexões críticas sobre suas necessidades e objetivos. Entretanto, poucos esforços vêm sendo feitos no sentido de explicitar ou discutir seus contornos e especificidades neste campo do conhecimento. Assim, o objetivo desse trabalho é registrar a trajetória percorrida na elaboração de uma proposta curricular ao estudante da modalidade EJA. A metodologia empregada é de cunho etnográfico, na qual utilizamos a análise documental dos documentos do Ministério da Educação e da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, assim como a participação efetiva dos professores da rede estadual de ensino, por meio de audiências públicas. Este trabalho resultou em uma proposta curricular de formação generalista, inspirado no ciclo da vida, organizado por temas, competências e habilidades dentro de um período de 01 (um) ano e meio de formação, priorizando, para esse intento, os tempos e os ritmos de aprendizagem do adulto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.