Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TRACKER NO ESTUDO DE GRÁFICOS

Palavra-chaves: SOFTWARE, GRÁFICOS, ENSINO, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA Pôster (PO) AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42861
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 285
    "inscrito_id" => 750
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TRACKER NO ESTUDO DE GRÁFICOS"
    "resumo" => "O ensino de Física vem sendo ministrado mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas de maneira distanciada, desarticulada e descontextualizada com a realidade. Essa prática ocorre em virtude da priorização da abstração em detrimento da utilização de metodologias que privilegiem os conhecimentos prévios dos alunos através de exemplos concretos. Sendo assim, uma alternativa que vem sendo utilizada para amenizar essa deficiência é a utilização de simulações virtuais como ferramenta auxiliar e complementar às aulas expositivas tradicionais. Isso se deve a capacidade deste recurso em proporcionar uma visualização dos fenômenos estudados em tempo real, e permitir que os alunos possam compreender novos conceitos através de gráficos e controles intuitivos estabelecendo relações de causa e efeito com as diversas grandezas físicas envolvidas no estudo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "SOFTWARE, GRÁFICOS, ENSINO, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID750_27052018130440.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARLISSON FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ARLISSON FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_email" => "arlissonferreira@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42861
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 285
    "inscrito_id" => 750
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE TRACKER NO ESTUDO DE GRÁFICOS"
    "resumo" => "O ensino de Física vem sendo ministrado mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas de maneira distanciada, desarticulada e descontextualizada com a realidade. Essa prática ocorre em virtude da priorização da abstração em detrimento da utilização de metodologias que privilegiem os conhecimentos prévios dos alunos através de exemplos concretos. Sendo assim, uma alternativa que vem sendo utilizada para amenizar essa deficiência é a utilização de simulações virtuais como ferramenta auxiliar e complementar às aulas expositivas tradicionais. Isso se deve a capacidade deste recurso em proporcionar uma visualização dos fenômenos estudados em tempo real, e permitir que os alunos possam compreender novos conceitos através de gráficos e controles intuitivos estabelecendo relações de causa e efeito com as diversas grandezas físicas envolvidas no estudo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade"
    "palavra_chave" => "SOFTWARE, GRÁFICOS, ENSINO, TECNOLOGIA, TECNOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA24_ID750_27052018130440.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARLISSON FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ARLISSON FERREIRA DOS SANTOS"
    "autor_email" => "arlissonferreira@gmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O ensino de Física vem sendo ministrado mediante a apresentação de conceitos, leis e fórmulas de maneira distanciada, desarticulada e descontextualizada com a realidade. Essa prática ocorre em virtude da priorização da abstração em detrimento da utilização de metodologias que privilegiem os conhecimentos prévios dos alunos através de exemplos concretos. Sendo assim, uma alternativa que vem sendo utilizada para amenizar essa deficiência é a utilização de simulações virtuais como ferramenta auxiliar e complementar às aulas expositivas tradicionais. Isso se deve a capacidade deste recurso em proporcionar uma visualização dos fenômenos estudados em tempo real, e permitir que os alunos possam compreender novos conceitos através de gráficos e controles intuitivos estabelecendo relações de causa e efeito com as diversas grandezas físicas envolvidas no estudo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.