Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

“MICROSCÓPIO CASEIRO” E O ENSINO DE CIÊNCIAS: INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO INVESTIGATIVO, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) AT 08 - Ciências e Novas Tecnologias: diálogos entre ensino e pesquisa
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42815
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 432
    "titulo" => "“MICROSCÓPIO CASEIRO” E O ENSINO DE CIÊNCIAS: INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esta pesquisa faz uma reflexão sobre o desenvolvimento da Alfabetização Científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é analisar os indicadores da Alfabetização Científica observados em uma sequência de ensino investigativo em uma escola pública municipal. A pesquisa é de cunho qualitativo. Os dados foram coletados em vídeos, entrevistas e diário de campo. A base das análises dos dados são os indicadores de Alfabetização Científica observados em uma aula com abordagem investigativa. A pesquisa resultou em uma experiência com novas descobertas e a certeza de que fazer a diferença é o melhor caminho para o futuro das atuais e futuras gerações. Contudo, deve-se considerar que pelo ensino de ciências esses sujeitos passam a entender os fatos que acorrem em seu cotidiano, o que contribui para aquisição de conhecimentos e constitui uma nova cultura na formação dos cidadãos. A pesquisa possibilitou perceber a importância do ensino da Alfabetização Científica para a vida em sociedade, momentos que enriqueceram os conhecimentos dos sujeitos envolvidos, norteados pela curiosidade na perspectiva de descobertas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 08 - Ciências e Novas Tecnologias: diálogos entre ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "ENSINO INVESTIGATIVO, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA18_ID432_07052018091404.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELO ABENI BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ABENI"
    "autor_email" => "abeni3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPA/PPGECM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42815
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 432
    "titulo" => "“MICROSCÓPIO CASEIRO” E O ENSINO DE CIÊNCIAS: INDICADORES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esta pesquisa faz uma reflexão sobre o desenvolvimento da Alfabetização Científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é analisar os indicadores da Alfabetização Científica observados em uma sequência de ensino investigativo em uma escola pública municipal. A pesquisa é de cunho qualitativo. Os dados foram coletados em vídeos, entrevistas e diário de campo. A base das análises dos dados são os indicadores de Alfabetização Científica observados em uma aula com abordagem investigativa. A pesquisa resultou em uma experiência com novas descobertas e a certeza de que fazer a diferença é o melhor caminho para o futuro das atuais e futuras gerações. Contudo, deve-se considerar que pelo ensino de ciências esses sujeitos passam a entender os fatos que acorrem em seu cotidiano, o que contribui para aquisição de conhecimentos e constitui uma nova cultura na formação dos cidadãos. A pesquisa possibilitou perceber a importância do ensino da Alfabetização Científica para a vida em sociedade, momentos que enriqueceram os conhecimentos dos sujeitos envolvidos, norteados pela curiosidade na perspectiva de descobertas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 08 - Ciências e Novas Tecnologias: diálogos entre ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "ENSINO INVESTIGATIVO, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA18_ID432_07052018091404.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELO ABENI BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ABENI"
    "autor_email" => "abeni3@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPA/PPGECM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Esta pesquisa faz uma reflexão sobre o desenvolvimento da Alfabetização Científica nas séries iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é analisar os indicadores da Alfabetização Científica observados em uma sequência de ensino investigativo em uma escola pública municipal. A pesquisa é de cunho qualitativo. Os dados foram coletados em vídeos, entrevistas e diário de campo. A base das análises dos dados são os indicadores de Alfabetização Científica observados em uma aula com abordagem investigativa. A pesquisa resultou em uma experiência com novas descobertas e a certeza de que fazer a diferença é o melhor caminho para o futuro das atuais e futuras gerações. Contudo, deve-se considerar que pelo ensino de ciências esses sujeitos passam a entender os fatos que acorrem em seu cotidiano, o que contribui para aquisição de conhecimentos e constitui uma nova cultura na formação dos cidadãos. A pesquisa possibilitou perceber a importância do ensino da Alfabetização Científica para a vida em sociedade, momentos que enriqueceram os conhecimentos dos sujeitos envolvidos, norteados pela curiosidade na perspectiva de descobertas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.