Artigo Anais XIII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE COMPREENSÃO ACERCA DA SEXUALIDADE COM ADOLESCENTES

Palavra-chaves: SEXUALIDADE, METODOLOGIA ATIVA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação
"2018-07-13 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42209
    "edicao_id" => 89
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 263
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE COMPREENSÃO ACERCA DA SEXUALIDADE COM ADOLESCENTES"
    "resumo" => "O seguinte artigo é construído a partir de recortes da ação extensionista “Diálogos sobre a sexualidade com adolescentes” realizada com aproximadamente 62 estudantes, do ensino fundamental II e médio em uma escola da rede pública de ensino, localizada na cidade de Campina Grande - PB. É evidente a existência de uma dificuldade para discussão acerca da sexualidade em diversos espaços sociais, tendo como maior exemplo, a escola. A fim de construir um ambiente de caráter leve para retratar sobre a sexualidade em sala de aula, se tomou como base os princípios da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, o qual considera como importante a experiência dos estudantes. Esta extensão utilizou como um dos recursos para a realização das oficinas, as metodologias ativas. Diante disso, tem-se como objetivo principal exibir a relevância positiva da metodologia ativa no processo de ensino/aprendizagem, no sentido de que além promover a autonomia para o sujeito, também possibilita uma melhor compreensão e produção de conhecimento acerca do objeto. Utilizou-se como método, a consulta ao diário de campo, o qual no decorrer da discussão será retratado algumas situações em que se empregaram nas oficinas algumas das metodologias ativas, as quais geraram problematizações e que posicionaram os estudantes como sujeitos ativos. Contudo, com a execução desse recurso nas oficinas da extensão, a finalidade deste artigo é direcionada para apresentar a importância das metodologias ativas como um instrumento promotor de educação e de saúde, o qual pode vir a colaborar para o melhor desenvolvimento do sujeito pessoal e social"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "SEXUALIDADE, METODOLOGIA ATIVA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA3_ID263_10052018223654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RENALLY BRAGA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA RENALLY"
    "autor_email" => "mariarenally1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png"
    "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42209
    "edicao_id" => 89
    "trabalho_id" => 186
    "inscrito_id" => 263
    "titulo" => "UM RELATO DE EXPERIÊNCIA: A CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE COMPREENSÃO ACERCA DA SEXUALIDADE COM ADOLESCENTES"
    "resumo" => "O seguinte artigo é construído a partir de recortes da ação extensionista “Diálogos sobre a sexualidade com adolescentes” realizada com aproximadamente 62 estudantes, do ensino fundamental II e médio em uma escola da rede pública de ensino, localizada na cidade de Campina Grande - PB. É evidente a existência de uma dificuldade para discussão acerca da sexualidade em diversos espaços sociais, tendo como maior exemplo, a escola. A fim de construir um ambiente de caráter leve para retratar sobre a sexualidade em sala de aula, se tomou como base os princípios da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, o qual considera como importante a experiência dos estudantes. Esta extensão utilizou como um dos recursos para a realização das oficinas, as metodologias ativas. Diante disso, tem-se como objetivo principal exibir a relevância positiva da metodologia ativa no processo de ensino/aprendizagem, no sentido de que além promover a autonomia para o sujeito, também possibilita uma melhor compreensão e produção de conhecimento acerca do objeto. Utilizou-se como método, a consulta ao diário de campo, o qual no decorrer da discussão será retratado algumas situações em que se empregaram nas oficinas algumas das metodologias ativas, as quais geraram problematizações e que posicionaram os estudantes como sujeitos ativos. Contudo, com a execução desse recurso nas oficinas da extensão, a finalidade deste artigo é direcionada para apresentar a importância das metodologias ativas como um instrumento promotor de educação e de saúde, o qual pode vir a colaborar para o melhor desenvolvimento do sujeito pessoal e social"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 – Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "SEXUALIDADE, METODOLOGIA ATIVA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV112_MD1_SA3_ID263_10052018223654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RENALLY BRAGA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA RENALLY"
    "autor_email" => "mariarenally1@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XIII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XIII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d919238165_19022020165042.png"
    "edicao_capa" => "5e4d91923461c_19022020165042.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-13 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de julho de 2018

Resumo

O seguinte artigo é construído a partir de recortes da ação extensionista “Diálogos sobre a sexualidade com adolescentes” realizada com aproximadamente 62 estudantes, do ensino fundamental II e médio em uma escola da rede pública de ensino, localizada na cidade de Campina Grande - PB. É evidente a existência de uma dificuldade para discussão acerca da sexualidade em diversos espaços sociais, tendo como maior exemplo, a escola. A fim de construir um ambiente de caráter leve para retratar sobre a sexualidade em sala de aula, se tomou como base os princípios da pedagogia da autonomia de Paulo Freire, o qual considera como importante a experiência dos estudantes. Esta extensão utilizou como um dos recursos para a realização das oficinas, as metodologias ativas. Diante disso, tem-se como objetivo principal exibir a relevância positiva da metodologia ativa no processo de ensino/aprendizagem, no sentido de que além promover a autonomia para o sujeito, também possibilita uma melhor compreensão e produção de conhecimento acerca do objeto. Utilizou-se como método, a consulta ao diário de campo, o qual no decorrer da discussão será retratado algumas situações em que se empregaram nas oficinas algumas das metodologias ativas, as quais geraram problematizações e que posicionaram os estudantes como sujeitos ativos. Contudo, com a execução desse recurso nas oficinas da extensão, a finalidade deste artigo é direcionada para apresentar a importância das metodologias ativas como um instrumento promotor de educação e de saúde, o qual pode vir a colaborar para o melhor desenvolvimento do sujeito pessoal e social

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.