Artigo Anais XIII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

AS MULHERES DA NOITE: UMA REFLEXÃO SOBRE A IMAGEM DA PROSTITUTA NAS CANÇÕES BOÊMIAS

Palavra-chaves: PROSTITUTA, GÊNERO, BOEMIA, MÚSICA POPULAR, MÚSICA POPULAR Comunicação Oral (CO) GT 11 – História, sentimentos e afetos
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Publicado em 13 de julho de 2018

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre a forma como a prostituta é identificada / tratada no discurso masculino das composições musicais entoadas em noites boêmias. Partilhando o mesmo universo físico, homens e mulheres da noite vivem relações geralmente conflituosas, expressas pela versão deles, através das canções compostas e interpretadas também por homens. O confronto de gênero que se percebe nesses textos, que alcançam considerável quantidade de receptores, pode ser uma preciosa pista para explicar o comportamento opressivo masculino em relação às meretrizes, duplamente discriminadas: sexualmente, por serem mulheres, e moralmente, por serem prostitutas. Refletiremos sobre algumas questões ligadas ao tema, como a história de vida das meretrizes, as relações de poder dos homens em relação a elas e a dubiedade moral que move os boêmios presentes nas letras das canções, que, de certa forma, refletem o que são, na realidade. Serão utilizados, como teóricos de apoio, Foucault, Beauvoir, Lejeune, entre outros.

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