Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

PESQUISA E ENSINO NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E REFLEXIVA: ANÁLISE DE PRÁTICAS

Palavra-chaves: ENSINO, PESQUISA, FORMAÇÃO Comunicação Oral(CO) GT 01 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ESCOLAR
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 4023
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 723
    "inscrito_id" => 344
    "titulo" => "PESQUISA E ENSINO NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E REFLEXIVA: ANÁLISE DE PRÁTICAS"
    "resumo" => "Neste Artigo, discutimos a relação ensino e pesquisa com foco nos fundamentos da reflexão e da colaboração. Para isso, tomamos como referência as experiências de ensino e pesquisa desenvolvidas na graduação e no Programa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto do curso de Pedagogia do Campus Avançado “Profª. Maia Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Para isso consideramos, principalmente, as discussões de Garcia (1995), André (2010) e Penteado (2010). No primeiro momento, desenvolvemos a discussão teórica sobre: a relação pesquisa e ensino; a colaboração e a reflexão. Em seguida, discutimos as práticas desenvolvidas nos contextos citados.  As discussões teóricas empreendidas sobre a relação ensino e pesquisa demonstraram a centralidade dessa temática no contexto da formação docente. A necessidade de se desenvolver o ensino mediado pela pesquisa parece ser uma discussão consensual entre os pesquisadores e professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "ENSINO, PESQUISA, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_344_93bc2675803f963ff0fa33717e69fac6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA NASCIMENTO"
    "autor_email" => "pedeboramar@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 4023
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 723
    "inscrito_id" => 344
    "titulo" => "PESQUISA E ENSINO NA PERSPECTIVA COLABORATIVA E REFLEXIVA: ANÁLISE DE PRÁTICAS"
    "resumo" => "Neste Artigo, discutimos a relação ensino e pesquisa com foco nos fundamentos da reflexão e da colaboração. Para isso, tomamos como referência as experiências de ensino e pesquisa desenvolvidas na graduação e no Programa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto do curso de Pedagogia do Campus Avançado “Profª. Maia Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Para isso consideramos, principalmente, as discussões de Garcia (1995), André (2010) e Penteado (2010). No primeiro momento, desenvolvemos a discussão teórica sobre: a relação pesquisa e ensino; a colaboração e a reflexão. Em seguida, discutimos as práticas desenvolvidas nos contextos citados.  As discussões teóricas empreendidas sobre a relação ensino e pesquisa demonstraram a centralidade dessa temática no contexto da formação docente. A necessidade de se desenvolver o ensino mediado pela pesquisa parece ser uma discussão consensual entre os pesquisadores e professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ESCOLAR"
    "palavra_chave" => "ENSINO, PESQUISA, FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_344_93bc2675803f963ff0fa33717e69fac6.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA NASCIMENTO"
    "autor_email" => "pedeboramar@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Neste Artigo, discutimos a relação ensino e pesquisa com foco nos fundamentos da reflexão e da colaboração. Para isso, tomamos como referência as experiências de ensino e pesquisa desenvolvidas na graduação e no Programa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto do curso de Pedagogia do Campus Avançado “Profª. Maia Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Para isso consideramos, principalmente, as discussões de Garcia (1995), André (2010) e Penteado (2010). No primeiro momento, desenvolvemos a discussão teórica sobre: a relação pesquisa e ensino; a colaboração e a reflexão. Em seguida, discutimos as práticas desenvolvidas nos contextos citados. As discussões teóricas empreendidas sobre a relação ensino e pesquisa demonstraram a centralidade dessa temática no contexto da formação docente. A necessidade de se desenvolver o ensino mediado pela pesquisa parece ser uma discussão consensual entre os pesquisadores e professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.