Artigo E-book SINAFRO

E-books

ISBN: 978-85-61702-51-9

ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO: A CULTURA INDÍGENA COMO PRÁTICA ESCOLAR

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                  Prof&ordm;. Dr. Gilton Sampaio de Souza T&eacute;cnica<br />\r\n
                  Esp. D&eacute;bora Katiene Pinheiro Sizenando<br />\r\n
                  Mestranda Ivanilza de Souza Beserra<br />\r\n
                  Mestrando Miqueias Virginio da Silva
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                  ALBANO OLIVEIRA NUNES - (Doutor)<br />\r\n
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                  ANA MARIA MORAIS COSTA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANA MARIA PEREIRA LIMA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANTONIO ELIANO JUVENCIO DA SILVA - (Especialista)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA BEZERRA - (Doutor)<br />\r\n
                  ELIANE ANSELMO DA SILVA - (Doutor)<br />\r\n
                  F&Aacute;BIO RODRIGO FERNANDES ARA&Uacute;JO - (Mestre)<br />\r\n
                  GILTON SAMPAIO DE SOUZA - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA - (Doutor)<br />\r\n
                  IVANALDO SANTOS DE OLIVEIRA FILHO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  JOCIV&Acirc;NIA FERNANDES DO NASCIMENTO - (Mestre)<br />\r\n
                  KATIA MACEDO DUARTE - (Especialista)<br />\r\n
                  KEUTRE GLAUDIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES BEZERRA - (Mestre)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S MIGUEL DIAS CAETANO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S TOM&Aacute;S DOMINGOS - (Doutor)<br />\r\n
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                  Esp. D&eacute;bora Katiene Pinheiro Sizenando<br />\r\n
                  Mestranda Ivanilza de Souza Beserra<br />\r\n
                  Mestrando Miqueias Virginio da Silva
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                  ALBANO OLIVEIRA NUNES - (Doutor)<br />\r\n
                  ALINE MACEDO GUIMAR&Otilde;ES TIM&Oacute;TEO - (Especialista)<br />\r\n
                  ANA MARIA MORAIS COSTA - (Doutor)<br />\r\n
                  ANA MARIA PEREIRA LIMA - (Doutor)<br />\r\n
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                  ANTONIO ELIANO JUVENCIO DA SILVA - (Especialista)<br />\r\n
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                  F&Aacute;BIO RODRIGO FERNANDES ARA&Uacute;JO - (Mestre)<br />\r\n
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                  IVANALDO SANTOS DE OLIVEIRA FILHO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  JOCIV&Acirc;NIA FERNANDES DO NASCIMENTO - (Mestre)<br />\r\n
                  KATIA MACEDO DUARTE - (Especialista)<br />\r\n
                  KEUTRE GLAUDIA DA CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES BEZERRA - (Mestre)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S MIGUEL DIAS CAETANO - (P&oacute;s-Doutor)<br />\r\n
                  LU&Iacute;S TOM&Aacute;S DOMINGOS - (Doutor)<br />\r\n
                  LUIZ EDUARDO DO NASCIMENTO NETO - (Mestre)<br />\r\n
                  MAR&Iacute;LIA CAVALCANTE DE FREITAS MOREIRA - (Mestre)<br />\r\n
                  MARCOS NONATO DE OLIVEIRA - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA DA PAZ CAVALCANTE - (Doutor)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO CORDEIRO DE SOUSA - (Mestre)<br />\r\n
                  MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA - (Doutor)<br />\r\n
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Publicado em 18 de abril de 2018

Resumo

O artigo tem como objetivo trazer discussões a partir de abordagens da antropologia e educação, sobre as práticas escolares da educação indígena na comunidade Catu, localizada no Município de Canguaretama-RN. Nesta região, se encontra a única escola indígena do Estado do Rio Grande do Norte, que conserva suas tradições culturais presentes no espaço da Escola Municipal João Lino, e mantém viva sua cultura ancestral. A escola desta comunidade se mostrar como instrumento que subsidia saberes específicos e próprios desenvolvidos em seu cotidiano. As descrições realizadas através das observações na comunidade do Catu, são frutos de experiências que alicerçam os escritos desse artigo. Dentre algumas das observações que aqui são descritas, expõem os modos de vida desse povo, concatenando a importância de suas técnicas ancestrais e suas tradições com a educação. Buscou-se, a partir do diálogo entre os campos da antropologia e da educação, o embasamento teórico deste artigo, buscando relacionar com as observações realizadas à comunidade. É importante notar que a antropologia e a educação têm em comum os modos de vida, os valores, e as formas de socialização, buscando um ponto de vista em relação aos significados do outro. As discussões aqui trabalhadas, vão desde o acolhimento do contexto cultural da aprendizagem até os espaços do sistema escolar, possibilitando um melhor desenvolvimento das práticas educativas. Diante disso, o presente artigo enfatiza um estudo realizado na comunidade Catu, em que busca trazer discussões sobre a cultura indígena como prática escolar a partir das abordagens antropológicas no âmbito educativo.

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