Artigo Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA FORMAÇÃO DE LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA /UEPB: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA

Palavra-chaves: PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, PROJETO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2017-12-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 39180
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 325
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA FORMAÇÃO DE LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA /UEPB: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para o processo de formação inicial de alunas bolsistas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bem como para os alunos de uma escola pública conveniada ao programa. Desse modo, no presente trabalho faremos um relato sucinto do desenvolvimento do Projeto de intervenção didática intitulado “ Jogando e brincando: ler e escrever fica mais divertido” desenvolvido numa turma de 2º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Severino Cruz, Campina Grande/PB. A realização de tal projeto visou reforçar práticas de letramento através da realização de atividades diversas de leitura e escrita a partir de atividades lúdicas. Para realizar as análises e discussões foram utilizados como subsídios teóricos: Antunes (2006); Galvão (2007); Pimenta (2004); Sartori (2011), dentre outros. Dessa forma, é possível constatar que o PIBID exerce fundamental importância para a formação acadêmica dos bolsistas além de contribuir para melhoria da educação básica pública."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, PROJETO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID325_28112017220624.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALIA RODRIGUES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "NATHALIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "nathipx19@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 39180
    "edicao_id" => 79
    "trabalho_id" => 150
    "inscrito_id" => 325
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA FORMAÇÃO DE LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA /UEPB: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para o processo de formação inicial de alunas bolsistas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bem como para os alunos de uma escola pública conveniada ao programa. Desse modo, no presente trabalho faremos um relato sucinto do desenvolvimento do Projeto de intervenção didática intitulado “ Jogando e brincando: ler e escrever fica mais divertido” desenvolvido numa turma de 2º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Severino Cruz, Campina Grande/PB. A realização de tal projeto visou reforçar práticas de letramento através da realização de atividades diversas de leitura e escrita a partir de atividades lúdicas. Para realizar as análises e discussões foram utilizados como subsídios teóricos: Antunes (2006); Galvão (2007); Pimenta (2004); Sartori (2011), dentre outros. Dessa forma, é possível constatar que o PIBID exerce fundamental importância para a formação acadêmica dos bolsistas além de contribuir para melhoria da educação básica pública."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-11: O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PIBID, FORMAÇÃO DOCENTE, PROJETO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV100_MD1_SA11_ID325_28112017220624.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATHALIA RODRIGUES ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "NATHALIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "nathipx19@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-enid---iv-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais VI ENID & IV ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & IV Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1724159c9_17022020013132.png"
    "edicao_capa" => "5f185550e12f9_22072020120344.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para o processo de formação inicial de alunas bolsistas do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), bem como para os alunos de uma escola pública conveniada ao programa. Desse modo, no presente trabalho faremos um relato sucinto do desenvolvimento do Projeto de intervenção didática intitulado “ Jogando e brincando: ler e escrever fica mais divertido” desenvolvido numa turma de 2º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Severino Cruz, Campina Grande/PB. A realização de tal projeto visou reforçar práticas de letramento através da realização de atividades diversas de leitura e escrita a partir de atividades lúdicas. Para realizar as análises e discussões foram utilizados como subsídios teóricos: Antunes (2006); Galvão (2007); Pimenta (2004); Sartori (2011), dentre outros. Dessa forma, é possível constatar que o PIBID exerce fundamental importância para a formação acadêmica dos bolsistas além de contribuir para melhoria da educação básica pública.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.