Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“VULCÕES”: A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA BERNARDO SAYÃO PERES DA COMUNIDADE INDÍGENA MARACANÃ I, TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL, MUNICÍPIO UIRAMUTÃ-

Palavra-chaves: MAQUETE, VULCÕES, LÚDICO, ESCOLA INDÍGENA, ESCOLA INDÍGENA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38942
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4145
    "inscrito_id" => 9326
    "titulo" => "“VULCÕES”: A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA BERNARDO SAYÃO PERES DA COMUNIDADE INDÍGENA MARACANÃ I, TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL, MUNICÍPIO UIRAMUTÃ-"
    "resumo" => "Este estudo teve como um dos objetivos o tema “Vulcões” na turma do 6º ano do Fundamental II, com um total de 24 alunos, de forma lúdica, prática e prazerosa. A atividade de proposta pedagógica foi desenvolvida na Escola Estadual Indígena Bernardo Sayão, localizada na comunidade Maracanã I, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município Uiramutã-RR., no período de 14 de setembro a 03 de novembro. Para as aulas e atividades foram utilizados recursos de baixo custo e acessíveis na própria comunidade. A proposta pedagógica foi dividida nas seguintes etapas: Apresentação da proposta aos demais professores da escola na reunião pedagógica; Camadas da Terra: Núcleo; Camadas da Terra: O manto e a crosta; As placas tectônicas; Terremoto; Vulcanismo; e Encerramento do plano com relatório dos alunos sobre as atividades desenvolvidas.  A proposta pedagógica realizada foi bastante proveitosa, dinâmica e positiva. Os alunos realmente conseguiram compreender o que foi proposto nas atividades realizadas, houve envolvimento e colaboração, principalmente com a realização das maquetes dos vulcões, e os alunos aprenderam também sobre o próprio território, e sobre onde a Comunidade Indígena Maracanã I está localizada. Foram desafios que recompensaram, pois como se vê neste trabalho, são experiências frutíferas e gratificantes. Este trabalho teve um excelente rendimento e com certeza ficará gravado na memória dos envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MAQUETE, VULCÕES, LÚDICO, ESCOLA INDÍGENA, ESCOLA INDÍGENA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID9326_25102017160043.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARA JANE TEBIER DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARA TEBIER"
    "autor_email" => "mara.tebier@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38942
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4145
    "inscrito_id" => 9326
    "titulo" => "“VULCÕES”: A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA BERNARDO SAYÃO PERES DA COMUNIDADE INDÍGENA MARACANÃ I, TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL, MUNICÍPIO UIRAMUTÃ-"
    "resumo" => "Este estudo teve como um dos objetivos o tema “Vulcões” na turma do 6º ano do Fundamental II, com um total de 24 alunos, de forma lúdica, prática e prazerosa. A atividade de proposta pedagógica foi desenvolvida na Escola Estadual Indígena Bernardo Sayão, localizada na comunidade Maracanã I, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município Uiramutã-RR., no período de 14 de setembro a 03 de novembro. Para as aulas e atividades foram utilizados recursos de baixo custo e acessíveis na própria comunidade. A proposta pedagógica foi dividida nas seguintes etapas: Apresentação da proposta aos demais professores da escola na reunião pedagógica; Camadas da Terra: Núcleo; Camadas da Terra: O manto e a crosta; As placas tectônicas; Terremoto; Vulcanismo; e Encerramento do plano com relatório dos alunos sobre as atividades desenvolvidas.  A proposta pedagógica realizada foi bastante proveitosa, dinâmica e positiva. Os alunos realmente conseguiram compreender o que foi proposto nas atividades realizadas, houve envolvimento e colaboração, principalmente com a realização das maquetes dos vulcões, e os alunos aprenderam também sobre o próprio território, e sobre onde a Comunidade Indígena Maracanã I está localizada. Foram desafios que recompensaram, pois como se vê neste trabalho, são experiências frutíferas e gratificantes. Este trabalho teve um excelente rendimento e com certeza ficará gravado na memória dos envolvidos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MAQUETE, VULCÕES, LÚDICO, ESCOLA INDÍGENA, ESCOLA INDÍGENA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID9326_25102017160043.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARA JANE TEBIER DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARA TEBIER"
    "autor_email" => "mara.tebier@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este estudo teve como um dos objetivos o tema “Vulcões” na turma do 6º ano do Fundamental II, com um total de 24 alunos, de forma lúdica, prática e prazerosa. A atividade de proposta pedagógica foi desenvolvida na Escola Estadual Indígena Bernardo Sayão, localizada na comunidade Maracanã I, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, município Uiramutã-RR., no período de 14 de setembro a 03 de novembro. Para as aulas e atividades foram utilizados recursos de baixo custo e acessíveis na própria comunidade. A proposta pedagógica foi dividida nas seguintes etapas: Apresentação da proposta aos demais professores da escola na reunião pedagógica; Camadas da Terra: Núcleo; Camadas da Terra: O manto e a crosta; As placas tectônicas; Terremoto; Vulcanismo; e Encerramento do plano com relatório dos alunos sobre as atividades desenvolvidas. A proposta pedagógica realizada foi bastante proveitosa, dinâmica e positiva. Os alunos realmente conseguiram compreender o que foi proposto nas atividades realizadas, houve envolvimento e colaboração, principalmente com a realização das maquetes dos vulcões, e os alunos aprenderam também sobre o próprio território, e sobre onde a Comunidade Indígena Maracanã I está localizada. Foram desafios que recompensaram, pois como se vê neste trabalho, são experiências frutíferas e gratificantes. Este trabalho teve um excelente rendimento e com certeza ficará gravado na memória dos envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.