Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VERIFICAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE EXPRESSÃO FACIAL DE ALEGRIA OU TRISTEZA

Palavra-chaves: SATISFAÇÃO, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, MEDIR SATISFAÇÃO DO USUÁRIO AUTOMATICAMENTE Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38882
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3755
    "inscrito_id" => 9870
    "titulo" => "VERIFICAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE EXPRESSÃO FACIAL DE ALEGRIA OU TRISTEZA"
    "resumo" => "Com o uso cada vez mais freqüente de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA por docentes e alunos, uma grande questão importante é saber o nível de satisfação do aluno enquanto ele interage com ambiente virtual. A satisfação do aluno não é somente um indicador da qualidade, mas é, ela própria, um componente de sua aprendizagem.  Contudo, esse processo de avaliar a satisfação do usuário geralmente é feito após o uso do ambiente através da aplicação de questionários com os estudantes. Dessa maneira, os resultados de satisfação sempre vêm de forma tardia, após a finalização do curso. Neste sentido, o presente artigo apresenta uma solução para avaliar constantemente e automaticamente o nível de satisfação do usuário em um AVA através das expressões faciais de alegria e tristeza do mesmo durante sua interação com ambiente, observando três regiões no rosto: boca, olhos e sobrancelhas. A satisfação é observada e calculada capturando imagens do rosto do usuário durante sua interação com o ambiente através de uma webcam. A proposta, implementada em Python usando a biblioteca openCV, propõe uma avaliação contínua e subjetiva de modo que o aluno é avaliado enquanto ele interage, não atrapalhando sua aprendizagem e fornecendo subsídios a fim de que o ambiente possa, por exemplo, modificar a metodologia de ensino utilizada em tempo de execução, ao contrário das abordagens tradicionais com questionários pós-uso, caso a mesma não esteja aumentando a aprendizagem do usuário. Desta forma, com a solução apresentada, foi possível facilitar e melhorar o processo de avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "SATISFAÇÃO, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, MEDIR SATISFAÇÃO DO USUÁRIO AUTOMATICAMENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9870_15102017214245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEMEIRE LIMA SECCO"
    "autor_nome_curto" => "ROSEMEIRE SECCO"
    "autor_email" => "rosemeirelimasecco1@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38882
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3755
    "inscrito_id" => 9870
    "titulo" => "VERIFICAÇÃO DO GRAU DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ATRAVÉS DE EXPRESSÃO FACIAL DE ALEGRIA OU TRISTEZA"
    "resumo" => "Com o uso cada vez mais freqüente de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA por docentes e alunos, uma grande questão importante é saber o nível de satisfação do aluno enquanto ele interage com ambiente virtual. A satisfação do aluno não é somente um indicador da qualidade, mas é, ela própria, um componente de sua aprendizagem.  Contudo, esse processo de avaliar a satisfação do usuário geralmente é feito após o uso do ambiente através da aplicação de questionários com os estudantes. Dessa maneira, os resultados de satisfação sempre vêm de forma tardia, após a finalização do curso. Neste sentido, o presente artigo apresenta uma solução para avaliar constantemente e automaticamente o nível de satisfação do usuário em um AVA através das expressões faciais de alegria e tristeza do mesmo durante sua interação com ambiente, observando três regiões no rosto: boca, olhos e sobrancelhas. A satisfação é observada e calculada capturando imagens do rosto do usuário durante sua interação com o ambiente através de uma webcam. A proposta, implementada em Python usando a biblioteca openCV, propõe uma avaliação contínua e subjetiva de modo que o aluno é avaliado enquanto ele interage, não atrapalhando sua aprendizagem e fornecendo subsídios a fim de que o ambiente possa, por exemplo, modificar a metodologia de ensino utilizada em tempo de execução, ao contrário das abordagens tradicionais com questionários pós-uso, caso a mesma não esteja aumentando a aprendizagem do usuário. Desta forma, com a solução apresentada, foi possível facilitar e melhorar o processo de avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "SATISFAÇÃO, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM, MEDIR SATISFAÇÃO DO USUÁRIO AUTOMATICAMENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID9870_15102017214245.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:24"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEMEIRE LIMA SECCO"
    "autor_nome_curto" => "ROSEMEIRE SECCO"
    "autor_email" => "rosemeirelimasecco1@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Com o uso cada vez mais freqüente de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA por docentes e alunos, uma grande questão importante é saber o nível de satisfação do aluno enquanto ele interage com ambiente virtual. A satisfação do aluno não é somente um indicador da qualidade, mas é, ela própria, um componente de sua aprendizagem. Contudo, esse processo de avaliar a satisfação do usuário geralmente é feito após o uso do ambiente através da aplicação de questionários com os estudantes. Dessa maneira, os resultados de satisfação sempre vêm de forma tardia, após a finalização do curso. Neste sentido, o presente artigo apresenta uma solução para avaliar constantemente e automaticamente o nível de satisfação do usuário em um AVA através das expressões faciais de alegria e tristeza do mesmo durante sua interação com ambiente, observando três regiões no rosto: boca, olhos e sobrancelhas. A satisfação é observada e calculada capturando imagens do rosto do usuário durante sua interação com o ambiente através de uma webcam. A proposta, implementada em Python usando a biblioteca openCV, propõe uma avaliação contínua e subjetiva de modo que o aluno é avaliado enquanto ele interage, não atrapalhando sua aprendizagem e fornecendo subsídios a fim de que o ambiente possa, por exemplo, modificar a metodologia de ensino utilizada em tempo de execução, ao contrário das abordagens tradicionais com questionários pós-uso, caso a mesma não esteja aumentando a aprendizagem do usuário. Desta forma, com a solução apresentada, foi possível facilitar e melhorar o processo de avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.