Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AFIRMAÇÕES, ANÁLISES E CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM: PIAGET, VYGOTSKY E FERREIRO & TEBEROSKY

Palavra-chaves: LINGUAGEM ORAL, LINGUAGEM ESCRITA, PSICOLOGIA Comunicação Oral(CO) GT 18 - PSICOLOGIA EDUCACIONAL, QUEIXA ESCOLAR E APRENDIZAGEM
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Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Este artigo foi desenvolvido a partir do referencial teórico construído ao longo da disciplina Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita,, na qual foi desenvolvida, ao decorrer do período dedicado as aulas, uma pesquisa de campo de cunho importante para o entendimento do processo de apropriação da linguagem pelos indivíduos, onde os principais teóricos utilizados como base para as afirmações neste texto desenvolvido foram: Vygostky (1998), o qual defende a construção e intenalização da linguagem escrita como factíveis por meio da interação social do indivíduo com outros e com seu meio, Ferreiro e Teberosky (1987) que acerca do processo de edificação da escrita, utilizando-se de estudos empíricos, sistemáticos, minuciosos e longitudinais com crianças da Argentina. Desta feita, o trabalho descreve a análise de caso realizada com uma criança de cinco anos de idade, fonte usada para a compreensão das asseverações dos estudiosos destacados acima.

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