Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELACIONAMENTOS AMOROSOS E CIÚME NA ADOLESCÊNCIA: AS CONCEPÇÕES DE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: RELACIONAMENTOS AMOROSOS, CIUMES, ADOLESCÊNCIA, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38507
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1748
    "inscrito_id" => 5129
    "titulo" => "RELACIONAMENTOS AMOROSOS E CIÚME NA ADOLESCÊNCIA: AS CONCEPÇÕES DE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A adolescência é marcada por uma fase de crise, em que os sujeitos, diante da insuficiência das referências da infância, são convocados a buscar novas relações sociais com o intuito a construir sua identidade. Assim, os relacionamentos amorosos são entendidos como laços sociais importantes nesta fase do desenvolvimento. Os namoros atuais apresentam regras bastante flexíveis e pode deixar o sujeito inseguro, surgindo os ciúmes. Ainda, essas relações devem ser analisadas na adolescência, pois se trata de sujeitos com sentimentos bastante intensos. Assim, esse estudo teve o objetivo de analisar as concepções que um grupo de estudantes do ensino médio acerca dos relacionamentos amorosos e ciúmes. Utilizou-se a pesquisa-ação e análise do discurso. Os dados foram coletados durante dois encontros de um grupo realizado, realizado num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com o intuito de discutir questões sobre o corpo e sexualidade. Os temas sobre relacionamentos amorosos e ciúmes surgiram ao longo dos encontros e foram sugeridos pelas próprias participantes. Os resultados apontaram que as estudantes entendem que as relações sufocantes devem ser evitadas, pois tem como consequência o isolamento social. Ainda, ao falarem de ciúmes, apontaram que o mesmo acontece por conta do medo de ficar sozinha. Parte do grupo acredita que a dor da perda é muito intensa e por isso as diversas reações frente ao término do namoro são justificadas. Verifica-se que é relevante discutir essas concepções, pois é a partir da exposição das ideias que o adolescente pode reconstruir conceitos que tornam base para relacionamentos mais saudáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "RELACIONAMENTOS AMOROSOS, CIUMES, ADOLESCÊNCIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID5129_11092017105932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA DE FATIMA GUIMARAES"
    "autor_nome_curto" => "CAROL GUIMARÃES"
    "autor_email" => "carolina.guimaraes@ifgoia"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38507
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1748
    "inscrito_id" => 5129
    "titulo" => "RELACIONAMENTOS AMOROSOS E CIÚME NA ADOLESCÊNCIA: AS CONCEPÇÕES DE ALUNAS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "A adolescência é marcada por uma fase de crise, em que os sujeitos, diante da insuficiência das referências da infância, são convocados a buscar novas relações sociais com o intuito a construir sua identidade. Assim, os relacionamentos amorosos são entendidos como laços sociais importantes nesta fase do desenvolvimento. Os namoros atuais apresentam regras bastante flexíveis e pode deixar o sujeito inseguro, surgindo os ciúmes. Ainda, essas relações devem ser analisadas na adolescência, pois se trata de sujeitos com sentimentos bastante intensos. Assim, esse estudo teve o objetivo de analisar as concepções que um grupo de estudantes do ensino médio acerca dos relacionamentos amorosos e ciúmes. Utilizou-se a pesquisa-ação e análise do discurso. Os dados foram coletados durante dois encontros de um grupo realizado, realizado num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com o intuito de discutir questões sobre o corpo e sexualidade. Os temas sobre relacionamentos amorosos e ciúmes surgiram ao longo dos encontros e foram sugeridos pelas próprias participantes. Os resultados apontaram que as estudantes entendem que as relações sufocantes devem ser evitadas, pois tem como consequência o isolamento social. Ainda, ao falarem de ciúmes, apontaram que o mesmo acontece por conta do medo de ficar sozinha. Parte do grupo acredita que a dor da perda é muito intensa e por isso as diversas reações frente ao término do namoro são justificadas. Verifica-se que é relevante discutir essas concepções, pois é a partir da exposição das ideias que o adolescente pode reconstruir conceitos que tornam base para relacionamentos mais saudáveis."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "RELACIONAMENTOS AMOROSOS, CIUMES, ADOLESCÊNCIA, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID5129_11092017105932.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA DE FATIMA GUIMARAES"
    "autor_nome_curto" => "CAROL GUIMARÃES"
    "autor_email" => "carolina.guimaraes@ifgoia"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A adolescência é marcada por uma fase de crise, em que os sujeitos, diante da insuficiência das referências da infância, são convocados a buscar novas relações sociais com o intuito a construir sua identidade. Assim, os relacionamentos amorosos são entendidos como laços sociais importantes nesta fase do desenvolvimento. Os namoros atuais apresentam regras bastante flexíveis e pode deixar o sujeito inseguro, surgindo os ciúmes. Ainda, essas relações devem ser analisadas na adolescência, pois se trata de sujeitos com sentimentos bastante intensos. Assim, esse estudo teve o objetivo de analisar as concepções que um grupo de estudantes do ensino médio acerca dos relacionamentos amorosos e ciúmes. Utilizou-se a pesquisa-ação e análise do discurso. Os dados foram coletados durante dois encontros de um grupo realizado, realizado num Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com o intuito de discutir questões sobre o corpo e sexualidade. Os temas sobre relacionamentos amorosos e ciúmes surgiram ao longo dos encontros e foram sugeridos pelas próprias participantes. Os resultados apontaram que as estudantes entendem que as relações sufocantes devem ser evitadas, pois tem como consequência o isolamento social. Ainda, ao falarem de ciúmes, apontaram que o mesmo acontece por conta do medo de ficar sozinha. Parte do grupo acredita que a dor da perda é muito intensa e por isso as diversas reações frente ao término do namoro são justificadas. Verifica-se que é relevante discutir essas concepções, pois é a partir da exposição das ideias que o adolescente pode reconstruir conceitos que tornam base para relacionamentos mais saudáveis.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.