Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Palavra-chaves: PRODUÇÃO, NECESSIDADES, INTERAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A audição desempenha papel fundamental para a aquisição e desenvolvimento da linguagem, sendo assim, o deficiente auditivo tem como consequência um atraso de aquisição e desenvolvimento de fala e linguagem oral. O apoio visual para deficientes auditivos é de suma importância para assim garantir um sucesso na sua vida escolar, sendo importante utilizar desenho, cartaz, vídeo, jogos, dentre outros materiais visuais para alcançar esse sucesso. Desta forma o objetivo deste trabalho foi desenvolver recursos didáticos que auxiliassem os alunos com necessidades especiais auditivas no seu processo de ensino e aprendizagem, com foco na disciplina de biologia. Para isso foi adotado o aluno A. C. S., que possui deficiência auditiva e frequenta o sétimo ano do ensino fundamental no turno noturno e na modalidade EJA na escola municipal Antenor Gomes Viana Júnior da cidade de Caxias no estado do Maranhão. O contato com este aluno nos auxiliou na produção dos materiais de modo a torna-los funcionais tomando como base principalmente as necessidades do mesmo. Foram produzidos então dois materiais utilizando principalmente madeira, fita adesiva e folhas de papel A4 abordando os conteúdos de cadeia alimentar e a classificação das raízes, caules e frutos. Os materiais foram confeccionados visando a interação entre o aluno e seu intérprete, professor e colegas de classe contribuindo também para a inclusão. Esses recursos didáticos foram expostos e avaliados por profissionais da educação recebendo então muitos elogios, também foram feitas sugestões para adaptação para outros tipos de deficiência, com a visual, e sugestões para facilitar o manuseio e utilização dos materiais. Porém, desta forma, torna-se essencial ressaltar que os modelos didáticos produzidos se constituem, na formação inicial dos estudantes, não apenas como possíveis ferramentas didáticas para o exercício profissional em sala de aula, mas também como um subsídio de interferência reflexiva sobre as atuais demandas para o ensino de Ciências e Biologia.

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