Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO ESCOLAR: UM RELATO DE CASO NO ÂMBITO DO PIBID-BIOLOGIA/UFPI, PARNAÍBA-PI

Palavra-chaves: DEPREDAÇÃO DO PATRIMÔNIO, VALORIZAÇÃO, CONCIENTIZAÇÃO Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como tema de pesquisa a preservação do patrimônio público escolar, que é um assunto pertinente a ser tratado nas instituições de ensino, pois a indisciplina de alunos e depredação são os grandes problemas enfrentados na escola. Esses locais se encontram cada vez mais depredados com banheiros rabiscados, sujos, cadeiras quebradas e quadro negro danificado. É inviável uma instituição educacional alcançar bons índices de aprendizagem com discentes e docentes convivendo em um prédio mal conservado com paredes rachadas, vidros quebrados e mobiliários danificados. Para que o ensino aprendizagem ocorra é necessário que o ambiente seja propício, é inaceitável que crianças, jovens ou adultos depredem seu próprio ambiente de estudo e que destruam aquilo que eles mesmos poderiam desfrutar. Por isso sentiu-se a necessidade de abordar este tema, com o foco em preservar, zelar o bem comum, ter um sentimento de cidadania e pertencimento a escola. Nesse sentido o trabalho tem como objetivo reconhecer a importância da preservação do patrimônio público escolar, identificar as formas de desrespeito ao este ambiente e incentivar o aluno a adotar uma nova postura crítica de conscientização a preservação desse patrimônio. Para a explanação do conteúdo foi realizada uma palestra com o tema central, "A preservação do patrimônio público escolar", realizada em agosto de 2017 em um colégio de ensino médio na cidade de Parnaíba, Piauí. Os alunos das turmas dos três primeiros anos do ensino médio integral foram escolhidos para a realização deste trabalho. A palestra ocorreu no auditório da escola e chamou a atenção dos jovens para o seu ambiente escolar que se encontrava em alguns locais depredados e sem cuidados. Foram tiradas fotos da escola nos seguintes locais: salas de aula, banheiros, bebedouro, biblioteca, paredes, portas e ambientes de lazer, onde foram apresentadas em um projetor multimídia, para que eles pudessem reconhecer o estado atual da escola, que às vezes no decorrer do dia a dia se torna pouco perceptível pela vivência no ambiente. No segundo momento, possibilitou-se uma maior interação com as turmas, realizando a dinâmica “Dos Sonhos à Realidade” adaptada ao tema em estudo, que possuía frases curtas, a serem completadas pelos discentes. Foi perceptível o envolvimento dos alunos ao tema em questão, pois eles participaram e conseguiram reconhecer locais degradados da instituição, fazendo observações de atitudes que deveriam ser tomadas por eles, para a preservação do local. Observou-se também que o momento da dinâmica foi importante, pois mostrou que o poder da coletividade é fundamental para que haja mudanças de atitudes necessárias para se ter uma nova postura diante de questões como essa. Foi clara a percepção dos alunos em relação à importância da preservação do patrimônio público escolar, já que eles passam a maior parte do seu tempo na escola, por estarem cursando o ensino médio integral. E que a mudança de atitudes contribuiu para que eles vivenciassem princípios de cidadania, respeito e conservação do patrimônio escolar e isso pode ser uma premissa que é possível mudar atitudes que melhorem o ambiente onde vivem.

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