Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IDENTIFICANDO A VISÃO DOS ESTUDANTES SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL WALFREDO GURGEL

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38218
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1719
    "inscrito_id" => 4730
    "titulo" => "PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IDENTIFICANDO A VISÃO DOS ESTUDANTES SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL WALFREDO GURGEL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a visão que os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Walfredo Gurgel possuem a respeito da componente curricular Educação Física. Para tanto, foi aplicado um diagnóstico que as seguintes perguntas: Para você, o que é Educação Física? O que você já aprendeu nas aulas de Educação Física? Além do diagnóstico aplicado, observamos em campo três aulas práticas e três teóricas desses alunos no mês de março do ano corrente. A satisfação dos educandos nas aulas de Educação Física, no processo de observadas, variaram de acordo com diversos fatores presentes nas aulas, tais como: habilidade em esporte, infraestrutura para as aulas, planejamento, medo de errar, vergonha, entre outros fatores. Com base nas respostas obtidas e avaliadas através do diagnóstico aplicado na escola, podemos concluir que a Educação Física, apesar de ser um componente curricular obrigatório e com diversos conteúdos disponíveis para a aplicação das aulas, o que predominava nas aulas e entre os alunos é a associação da educação física somente com o esporte ou com a saúde. Tal resultado demonstra a forte tradição da esportivização da educação física na escola ou do mito da Educação Física como agente de saúde na escola. A partir desse diagnóstico, pudemos nortear nosso planejamento, partindo do interesse dos estudantes, a saber: o conteúdo esporte. A construção desse diagnóstico despertou no grupo do Pibid de Educação Física do Unifacex o interesse em ampliar a visão de Educação Física que os estudantes possuem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4730_11092017095957.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSON GOMES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSON GOMES "
    "autor_email" => "alexson.gomes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38218
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1719
    "inscrito_id" => 4730
    "titulo" => "PIBID E EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: IDENTIFICANDO A VISÃO DOS ESTUDANTES SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL WALFREDO GURGEL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a visão que os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Walfredo Gurgel possuem a respeito da componente curricular Educação Física. Para tanto, foi aplicado um diagnóstico que as seguintes perguntas: Para você, o que é Educação Física? O que você já aprendeu nas aulas de Educação Física? Além do diagnóstico aplicado, observamos em campo três aulas práticas e três teóricas desses alunos no mês de março do ano corrente. A satisfação dos educandos nas aulas de Educação Física, no processo de observadas, variaram de acordo com diversos fatores presentes nas aulas, tais como: habilidade em esporte, infraestrutura para as aulas, planejamento, medo de errar, vergonha, entre outros fatores. Com base nas respostas obtidas e avaliadas através do diagnóstico aplicado na escola, podemos concluir que a Educação Física, apesar de ser um componente curricular obrigatório e com diversos conteúdos disponíveis para a aplicação das aulas, o que predominava nas aulas e entre os alunos é a associação da educação física somente com o esporte ou com a saúde. Tal resultado demonstra a forte tradição da esportivização da educação física na escola ou do mito da Educação Física como agente de saúde na escola. A partir desse diagnóstico, pudemos nortear nosso planejamento, partindo do interesse dos estudantes, a saber: o conteúdo esporte. A construção desse diagnóstico despertou no grupo do Pibid de Educação Física do Unifacex o interesse em ampliar a visão de Educação Física que os estudantes possuem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA1_ID4730_11092017095957.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEXSON GOMES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALEXSON GOMES "
    "autor_email" => "alexson.gomes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX (UNIFACEX)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar a visão que os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Walfredo Gurgel possuem a respeito da componente curricular Educação Física. Para tanto, foi aplicado um diagnóstico que as seguintes perguntas: Para você, o que é Educação Física? O que você já aprendeu nas aulas de Educação Física? Além do diagnóstico aplicado, observamos em campo três aulas práticas e três teóricas desses alunos no mês de março do ano corrente. A satisfação dos educandos nas aulas de Educação Física, no processo de observadas, variaram de acordo com diversos fatores presentes nas aulas, tais como: habilidade em esporte, infraestrutura para as aulas, planejamento, medo de errar, vergonha, entre outros fatores. Com base nas respostas obtidas e avaliadas através do diagnóstico aplicado na escola, podemos concluir que a Educação Física, apesar de ser um componente curricular obrigatório e com diversos conteúdos disponíveis para a aplicação das aulas, o que predominava nas aulas e entre os alunos é a associação da educação física somente com o esporte ou com a saúde. Tal resultado demonstra a forte tradição da esportivização da educação física na escola ou do mito da Educação Física como agente de saúde na escola. A partir desse diagnóstico, pudemos nortear nosso planejamento, partindo do interesse dos estudantes, a saber: o conteúdo esporte. A construção desse diagnóstico despertou no grupo do Pibid de Educação Física do Unifacex o interesse em ampliar a visão de Educação Física que os estudantes possuem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.