Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS EFEITOS DOS PROJETOS EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FEIRA DE SANT

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38095
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 2726
    "titulo" => "OS EFEITOS DOS PROJETOS EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FEIRA DE SANT"
    "resumo" => "O presente trabalho visa destacar as contribuições dos Projetos em Tecnologia Educacional (PTEs) na formação docente e no processo de ensino-aprendizagem implantados em escolas da rede pública e privada dos anos iniciais do ensino fundamental localizadas no município de Feira de Santana/Bahia/Brasil. Esta produção é introduzida apresentando o problema central da pesquisa que indaga sobre até que ponto esses projetos têm colaborado para o alcance dos objetivos didáticos dos docentes, desde o seu processo de formação até a efetivação de tais projetos na prática escolar, além de descrever os objetivos e justificar a problemática por meio de alguns aportes teóricos que conduziram a discussão. A metodologia utilizada na pesquisa possuiu enfoque quantitativo não experimental com desenho transacional descritivo. Em seguida são apresentados alguns dos resultados obtidos mais relevantes da pesquisa. Por fim, evidencia-se as conclusões construídas em torno dos resultados obtidos e das suas relações com os objetivos da investigação os quais apontam que, em linhas gerais, os PTEs emergem na educação como uma nova tendência que visam contribuir para o aperfeiçoamento docente e para a prática pedagógica das escolas. Esta produção trata-se de uma sistematização da pesquisa realizada pelo autor culminada na escrita e defesa de sua dissertação a qual lhe outorgou o título de mestre em Ciências da Educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2726_23052017120849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATHAS HENRIQUE BRITTO PORTO"
    "autor_nome_curto" => "JONATHAS PORTO"
    "autor_email" => "jhbporto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD AMERICANA - UA (ASSUNÇÃO - PARAGUAI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38095
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 97
    "inscrito_id" => 2726
    "titulo" => "OS EFEITOS DOS PROJETOS EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DOCENTE E NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM FEIRA DE SANT"
    "resumo" => "O presente trabalho visa destacar as contribuições dos Projetos em Tecnologia Educacional (PTEs) na formação docente e no processo de ensino-aprendizagem implantados em escolas da rede pública e privada dos anos iniciais do ensino fundamental localizadas no município de Feira de Santana/Bahia/Brasil. Esta produção é introduzida apresentando o problema central da pesquisa que indaga sobre até que ponto esses projetos têm colaborado para o alcance dos objetivos didáticos dos docentes, desde o seu processo de formação até a efetivação de tais projetos na prática escolar, além de descrever os objetivos e justificar a problemática por meio de alguns aportes teóricos que conduziram a discussão. A metodologia utilizada na pesquisa possuiu enfoque quantitativo não experimental com desenho transacional descritivo. Em seguida são apresentados alguns dos resultados obtidos mais relevantes da pesquisa. Por fim, evidencia-se as conclusões construídas em torno dos resultados obtidos e das suas relações com os objetivos da investigação os quais apontam que, em linhas gerais, os PTEs emergem na educação como uma nova tendência que visam contribuir para o aperfeiçoamento docente e para a prática pedagógica das escolas. Esta produção trata-se de uma sistematização da pesquisa realizada pelo autor culminada na escrita e defesa de sua dissertação a qual lhe outorgou o título de mestre em Ciências da Educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA EDUCACIONAL, FORMAÇÃO DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID2726_23052017120849.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JONATHAS HENRIQUE BRITTO PORTO"
    "autor_nome_curto" => "JONATHAS PORTO"
    "autor_email" => "jhbporto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD AMERICANA - UA (ASSUNÇÃO - PARAGUAI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho visa destacar as contribuições dos Projetos em Tecnologia Educacional (PTEs) na formação docente e no processo de ensino-aprendizagem implantados em escolas da rede pública e privada dos anos iniciais do ensino fundamental localizadas no município de Feira de Santana/Bahia/Brasil. Esta produção é introduzida apresentando o problema central da pesquisa que indaga sobre até que ponto esses projetos têm colaborado para o alcance dos objetivos didáticos dos docentes, desde o seu processo de formação até a efetivação de tais projetos na prática escolar, além de descrever os objetivos e justificar a problemática por meio de alguns aportes teóricos que conduziram a discussão. A metodologia utilizada na pesquisa possuiu enfoque quantitativo não experimental com desenho transacional descritivo. Em seguida são apresentados alguns dos resultados obtidos mais relevantes da pesquisa. Por fim, evidencia-se as conclusões construídas em torno dos resultados obtidos e das suas relações com os objetivos da investigação os quais apontam que, em linhas gerais, os PTEs emergem na educação como uma nova tendência que visam contribuir para o aperfeiçoamento docente e para a prática pedagógica das escolas. Esta produção trata-se de uma sistematização da pesquisa realizada pelo autor culminada na escrita e defesa de sua dissertação a qual lhe outorgou o título de mestre em Ciências da Educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.