Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS E AS IMPLICAÇÕES DO USO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O NOVO PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DESSA NOVA REALIDADE

Palavra-chaves: TICS NO PROCESSO DE ENSINO/APREDIZAGEM, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES, PRÁTICA PEDAGÓGICA. Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38089
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 537
    "inscrito_id" => 5898
    "titulo" => "OS DESAFIOS E AS IMPLICAÇÕES DO USO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O NOVO PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DESSA NOVA REALIDADE"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os desafios e as implicações do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Determinou-se como amostra da pesquisa de campo, 38 professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho da rede pública estadual da cidade de Guarabira/PB. A metodologia utilizada foi a análise dos dados, então optou-se por uma abordagem de cunho quanti/qualitativo apoiada em pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, inserida na perspectiva de que o uso das TICs em sala de aula exige dos professores uma formação constante que contemple as novas realidades e desafios trazidos pelos recursos tecnológicos incorporados ao dia a dia. Utilizou-se um questionário semiestruturado, com questões objetivas de múltipla escolha, considerando os seguintes aspectos: caracterização dos participantes; fatores que mais dificultam o desenvolvimento do professor para integrar esses recursos à sua prática docente e os desafios mais frequentes que eles enfrentam no exercício de sua docência. A análise dos dados foi fundamentada através dos seguintes autores:  Gregio (2005); Silva (2011); Silva (2013), entre outros que orientou o processo de interpretação das respostas que foram submetidas a tratamento estatístico simples, por meio do programa Excel, que possibilitou a construção de gráficos e tabela com suas frequências e cruzamentos dos dados. Em nível conclusivo, os resultados obtidos permitiram analisar os desafios e as implicações do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto os resultados da pesquisa mostram a urgência quanto à reforma da configuração atual do ensino. Sendo assim os resultados poderão ser utilizados como norteadores de ações desencadeadoras para melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TICS NO PROCESSO DE ENSINO/APREDIZAGEM, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES, PRÁTICA PEDAGÓGICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5898_25082017182159.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRA CACIANO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRA"
    "autor_email" => "leandra_dl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38089
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 537
    "inscrito_id" => 5898
    "titulo" => "OS DESAFIOS E AS IMPLICAÇÕES DO USO DAS TICS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E O NOVO PAPEL DO PROFESSOR DIANTE DESSA NOVA REALIDADE"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os desafios e as implicações do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Determinou-se como amostra da pesquisa de campo, 38 professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho da rede pública estadual da cidade de Guarabira/PB. A metodologia utilizada foi a análise dos dados, então optou-se por uma abordagem de cunho quanti/qualitativo apoiada em pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, inserida na perspectiva de que o uso das TICs em sala de aula exige dos professores uma formação constante que contemple as novas realidades e desafios trazidos pelos recursos tecnológicos incorporados ao dia a dia. Utilizou-se um questionário semiestruturado, com questões objetivas de múltipla escolha, considerando os seguintes aspectos: caracterização dos participantes; fatores que mais dificultam o desenvolvimento do professor para integrar esses recursos à sua prática docente e os desafios mais frequentes que eles enfrentam no exercício de sua docência. A análise dos dados foi fundamentada através dos seguintes autores:  Gregio (2005); Silva (2011); Silva (2013), entre outros que orientou o processo de interpretação das respostas que foram submetidas a tratamento estatístico simples, por meio do programa Excel, que possibilitou a construção de gráficos e tabela com suas frequências e cruzamentos dos dados. Em nível conclusivo, os resultados obtidos permitiram analisar os desafios e as implicações do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto os resultados da pesquisa mostram a urgência quanto à reforma da configuração atual do ensino. Sendo assim os resultados poderão ser utilizados como norteadores de ações desencadeadoras para melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TICS NO PROCESSO DE ENSINO/APREDIZAGEM, DESAFIOS E IMPLICAÇÕES, PRÁTICA PEDAGÓGICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID5898_25082017182159.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRA CACIANO FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRA"
    "autor_email" => "leandra_dl@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO O presente trabalho tem como objetivo geral analisar os desafios e as implicações do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Determinou-se como amostra da pesquisa de campo, 38 professores do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho da rede pública estadual da cidade de Guarabira/PB. A metodologia utilizada foi a análise dos dados, então optou-se por uma abordagem de cunho quanti/qualitativo apoiada em pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, inserida na perspectiva de que o uso das TICs em sala de aula exige dos professores uma formação constante que contemple as novas realidades e desafios trazidos pelos recursos tecnológicos incorporados ao dia a dia. Utilizou-se um questionário semiestruturado, com questões objetivas de múltipla escolha, considerando os seguintes aspectos: caracterização dos participantes; fatores que mais dificultam o desenvolvimento do professor para integrar esses recursos à sua prática docente e os desafios mais frequentes que eles enfrentam no exercício de sua docência. A análise dos dados foi fundamentada através dos seguintes autores: Gregio (2005); Silva (2011); Silva (2013), entre outros que orientou o processo de interpretação das respostas que foram submetidas a tratamento estatístico simples, por meio do programa Excel, que possibilitou a construção de gráficos e tabela com suas frequências e cruzamentos dos dados. Em nível conclusivo, os resultados obtidos permitiram analisar os desafios e as implicações do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem. Nesse contexto os resultados da pesquisa mostram a urgência quanto à reforma da configuração atual do ensino. Sendo assim os resultados poderão ser utilizados como norteadores de ações desencadeadoras para melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.