Tem-se como objetivo do presente artigo explicitar as aprendizagens proporcionadas pelo exercício de coordenação de uma pesquisa realizada em uma escola municipal localizada na região Sul da cidade de Curitiba. Essa pesquisatinha como finalidade mais ampla compreender os determinantes históricos da possibilidade de construção/reconstrução coletiva do trabalho educativo na direção do cumprimento de sua razão histórica.Metodologicamente, buscou-se exercitar as orientações e os procedimentos da pesquisa colaborativa.Ordenou-se o texto, para além da Introdução, no enunciar de três importantes questões geradoras de aprendizagens, a saber:1. O processo de composição do grupo de pesquisa; 2.Os resultados da produção de textos e3. O processo de coordenar um exercício de pesquisa de natureza colaborativa. Assim, para o presente texto importam menos os resultados obtidos nesse exercíciode pesquisa propriamente dita, objeto de outro artigo, e mais a experiência de pesquisa colaborativa realizada e suas contribuições para a formação teórico/ metodológica, também de quem exerceu a coordenação dos trabalhos investigativos. Concluiu-se pela consideração de que tal experiência teve e continua tendo grande importância como exercício de pesquisa colaborativa em que foi se transformando. Transformação essa impulsionada pelas novas necessidades impostas pelos infindos limites que se assomaram.Sobreviveu enquanto foi possível, apresentou seus resultados e continua viva naqueles que tiveram a oportunidade de vivenciar momentos, turbulentos de criação. Oportunidade de ver de modo diferenciado, o resultado do processo colaborativo de registrar em texto relato a sua própria contribuição à forma de organização coletiva do trabalho educativo realizado na escola campo de pesquisa.