Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS (DES)CAMINHOS DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0

Palavra-chaves: QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, INDÚSTRIA 4.0, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 38062
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3557
    "inscrito_id" => 5615
    "titulo" => "OS (DES)CAMINHOS DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de apontar as intersecções entre a demanda da formação profissional em nível de qualificação para a iniciação profissional e a oferta de emprego pela indústria, no momento em que o avanço tecnológico efetivamente utiliza a automação das máquinas em detrimento da mão de obra operária. Os cursos de qualificação profissional oferecidos atualmente para formação do trabalhador, ainda possuem em sua essência o ensino racionalizado e, consonância à função exercida na produção industrial, e não têm como prerrogativa a formação de um trabalhador emancipado para aplicação de competências como liderança, resolução de situações-problema, ou ainda, de trabalhos que exijam alto grau de conhecimento técnico. O trabalhador qualificado terá, sobretudo, domínio específico em sua área de atuação, e terá que concorrer com o domínio da automação industrial que reduz abruptamente a força de trabalho do ambiente fabril. A mão de obra do trabalhador qualificado está ameaçada, uma vez que a Indústria 4.0, como é chamada a 4ª Revolução Industrial, tem como prerrogativa fazer a gestão do processo produtivo, utilizando tecnologias que controlam a produção remotamente. Logo, discutir essa formação é matéria necessária, uma vez que a qualificação profissional faz parte dos pressupostos da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, alterada pela Lei 11.741/08, que trata da formação profissional e tecnológica como um de seus objetivos nas dimensões do trabalho, ciência e tecnologia. Hoje, as instituições que formam esses profissionais se apoiam na Lei 10.097/2000 e 5.598/05, cujas redações tratam da formação profissional de jovens aprendizes com idade entre 14 a 24 anos; e no decreto 5.478/05, alterado pelo decreto 5.840/06 que tratam da formação profissional em nível de qualificação profissional e técnica para jovens e adultos egressos do ensino básico extemporâneo e que buscam na formação profissional uma oportunidade de retorno, ou ainda, ingresso no mercado de trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, INDÚSTRIA 4.0, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID5615_14102017143913.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILMARA APARECIDA COSTA MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "SILMARA COSTA"
    "autor_email" => "scosta@sp.senai.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 38062
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3557
    "inscrito_id" => 5615
    "titulo" => "OS (DES)CAMINHOS DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de apontar as intersecções entre a demanda da formação profissional em nível de qualificação para a iniciação profissional e a oferta de emprego pela indústria, no momento em que o avanço tecnológico efetivamente utiliza a automação das máquinas em detrimento da mão de obra operária. Os cursos de qualificação profissional oferecidos atualmente para formação do trabalhador, ainda possuem em sua essência o ensino racionalizado e, consonância à função exercida na produção industrial, e não têm como prerrogativa a formação de um trabalhador emancipado para aplicação de competências como liderança, resolução de situações-problema, ou ainda, de trabalhos que exijam alto grau de conhecimento técnico. O trabalhador qualificado terá, sobretudo, domínio específico em sua área de atuação, e terá que concorrer com o domínio da automação industrial que reduz abruptamente a força de trabalho do ambiente fabril. A mão de obra do trabalhador qualificado está ameaçada, uma vez que a Indústria 4.0, como é chamada a 4ª Revolução Industrial, tem como prerrogativa fazer a gestão do processo produtivo, utilizando tecnologias que controlam a produção remotamente. Logo, discutir essa formação é matéria necessária, uma vez que a qualificação profissional faz parte dos pressupostos da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, alterada pela Lei 11.741/08, que trata da formação profissional e tecnológica como um de seus objetivos nas dimensões do trabalho, ciência e tecnologia. Hoje, as instituições que formam esses profissionais se apoiam na Lei 10.097/2000 e 5.598/05, cujas redações tratam da formação profissional de jovens aprendizes com idade entre 14 a 24 anos; e no decreto 5.478/05, alterado pelo decreto 5.840/06 que tratam da formação profissional em nível de qualificação profissional e técnica para jovens e adultos egressos do ensino básico extemporâneo e que buscam na formação profissional uma oportunidade de retorno, ou ainda, ingresso no mercado de trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, INDÚSTRIA 4.0, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA19_ID5615_14102017143913.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SILMARA APARECIDA COSTA MAGALHÃES"
    "autor_nome_curto" => "SILMARA COSTA"
    "autor_email" => "scosta@sp.senai.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO (IFSP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apontar as intersecções entre a demanda da formação profissional em nível de qualificação para a iniciação profissional e a oferta de emprego pela indústria, no momento em que o avanço tecnológico efetivamente utiliza a automação das máquinas em detrimento da mão de obra operária. Os cursos de qualificação profissional oferecidos atualmente para formação do trabalhador, ainda possuem em sua essência o ensino racionalizado e, consonância à função exercida na produção industrial, e não têm como prerrogativa a formação de um trabalhador emancipado para aplicação de competências como liderança, resolução de situações-problema, ou ainda, de trabalhos que exijam alto grau de conhecimento técnico. O trabalhador qualificado terá, sobretudo, domínio específico em sua área de atuação, e terá que concorrer com o domínio da automação industrial que reduz abruptamente a força de trabalho do ambiente fabril. A mão de obra do trabalhador qualificado está ameaçada, uma vez que a Indústria 4.0, como é chamada a 4ª Revolução Industrial, tem como prerrogativa fazer a gestão do processo produtivo, utilizando tecnologias que controlam a produção remotamente. Logo, discutir essa formação é matéria necessária, uma vez que a qualificação profissional faz parte dos pressupostos da LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, alterada pela Lei 11.741/08, que trata da formação profissional e tecnológica como um de seus objetivos nas dimensões do trabalho, ciência e tecnologia. Hoje, as instituições que formam esses profissionais se apoiam na Lei 10.097/2000 e 5.598/05, cujas redações tratam da formação profissional de jovens aprendizes com idade entre 14 a 24 anos; e no decreto 5.478/05, alterado pelo decreto 5.840/06 que tratam da formação profissional em nível de qualificação profissional e técnica para jovens e adultos egressos do ensino básico extemporâneo e que buscam na formação profissional uma oportunidade de retorno, ou ainda, ingresso no mercado de trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.