Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TEATRO NA ESCOLA E A ESCOLA NO TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA DESBRAVADORA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA, TEATRO Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37940
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3847
    "inscrito_id" => 5818
    "titulo" => "O TEATRO NA ESCOLA E A ESCOLA NO TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA DESBRAVADORA"
    "resumo" => "Lecionar a disciplina de Língua Portuguesa, de modo que esteja atrelada à arte, pode surtir um efeito bastante positivo na vida dos estudantes, pois, assim, é possível que desenvolvam suas capacidades, tanto intelectuais quanto artísticas. Nesse sentido, o presente trabalho aborda a relevância e eficácia de uma sequência didática de caráter interdisciplinar, realizada por bolsistas da Universidade Estadual da Paraíba, do projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –, que apresenta caminhos traçados para um processo eficaz de ensino-aprendizagem, partindo da interação entre a arte do teatro e o ensino Língua Portuguesa. Desse modo, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática ministrada no período de 2017.1, do subprojeto “Base Artística e Reflexiva”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada na cidade de Campina Grande – Paraíba, e as contribuições para a formação dos docentes. Durante o período de atuação, foram perceptíveis os frutos que a temática do teatro proporcionou, despertando, nos alunos, os artistas e leitores que havia neles, através de leituras dramatizadas e atividades que desenvolveram o estudo da língua portuguesa, assim como as múltiplas linguagens, dando ênfase à leitura e ao gênero dramático. A sequência foi finalizada com a leitura dramatizada do texto “Pluft, o fantasminha”, de Maria Clara Machado, no asilo São Vicente de Paulo, situado na mesma cidade. Tivemos como aporte teórico-metodológico, as contribuições de Alves (2000), Freitas (2000), Rojo (2005) e Santos (2012). Ademais, recorremos também aos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no que diz respeito à construção de uma sequência didática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA, TEATRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID5818_16102017015147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIELIO PEREIRA MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSIELIO M."
    "autor_email" => "josielio_cgpb@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37940
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3847
    "inscrito_id" => 5818
    "titulo" => "O TEATRO NA ESCOLA E A ESCOLA NO TEATRO: UMA EXPERIÊNCIA DESBRAVADORA"
    "resumo" => "Lecionar a disciplina de Língua Portuguesa, de modo que esteja atrelada à arte, pode surtir um efeito bastante positivo na vida dos estudantes, pois, assim, é possível que desenvolvam suas capacidades, tanto intelectuais quanto artísticas. Nesse sentido, o presente trabalho aborda a relevância e eficácia de uma sequência didática de caráter interdisciplinar, realizada por bolsistas da Universidade Estadual da Paraíba, do projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –, que apresenta caminhos traçados para um processo eficaz de ensino-aprendizagem, partindo da interação entre a arte do teatro e o ensino Língua Portuguesa. Desse modo, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática ministrada no período de 2017.1, do subprojeto “Base Artística e Reflexiva”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada na cidade de Campina Grande – Paraíba, e as contribuições para a formação dos docentes. Durante o período de atuação, foram perceptíveis os frutos que a temática do teatro proporcionou, despertando, nos alunos, os artistas e leitores que havia neles, através de leituras dramatizadas e atividades que desenvolveram o estudo da língua portuguesa, assim como as múltiplas linguagens, dando ênfase à leitura e ao gênero dramático. A sequência foi finalizada com a leitura dramatizada do texto “Pluft, o fantasminha”, de Maria Clara Machado, no asilo São Vicente de Paulo, situado na mesma cidade. Tivemos como aporte teórico-metodológico, as contribuições de Alves (2000), Freitas (2000), Rojo (2005) e Santos (2012). Ademais, recorremos também aos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no que diz respeito à construção de uma sequência didática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, LÍNGUA PORTUGUESA, TEATRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA15_ID5818_16102017015147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:23"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSIELIO PEREIRA MARINHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSIELIO M."
    "autor_email" => "josielio_cgpb@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Lecionar a disciplina de Língua Portuguesa, de modo que esteja atrelada à arte, pode surtir um efeito bastante positivo na vida dos estudantes, pois, assim, é possível que desenvolvam suas capacidades, tanto intelectuais quanto artísticas. Nesse sentido, o presente trabalho aborda a relevância e eficácia de uma sequência didática de caráter interdisciplinar, realizada por bolsistas da Universidade Estadual da Paraíba, do projeto PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –, que apresenta caminhos traçados para um processo eficaz de ensino-aprendizagem, partindo da interação entre a arte do teatro e o ensino Língua Portuguesa. Desse modo, apresentamos o resultado da aplicação de uma sequência didática ministrada no período de 2017.1, do subprojeto “Base Artística e Reflexiva”, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental José Pinheiro, localizada na cidade de Campina Grande – Paraíba, e as contribuições para a formação dos docentes. Durante o período de atuação, foram perceptíveis os frutos que a temática do teatro proporcionou, despertando, nos alunos, os artistas e leitores que havia neles, através de leituras dramatizadas e atividades que desenvolveram o estudo da língua portuguesa, assim como as múltiplas linguagens, dando ênfase à leitura e ao gênero dramático. A sequência foi finalizada com a leitura dramatizada do texto “Pluft, o fantasminha”, de Maria Clara Machado, no asilo São Vicente de Paulo, situado na mesma cidade. Tivemos como aporte teórico-metodológico, as contribuições de Alves (2000), Freitas (2000), Rojo (2005) e Santos (2012). Ademais, recorremos também aos estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no que diz respeito à construção de uma sequência didática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.