Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SERIES INICIAIS: APRENDENDO E BRINCANDO COM OS JOGOS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, LUDICIDADE, INOVAÇÃO Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37799
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3436
    "inscrito_id" => 3105
    "titulo" => "O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SERIES INICIAIS: APRENDENDO E BRINCANDO COM OS JOGOS"
    "resumo" => "Atualmente, existe uma grande preocupação por parte de profissionais envolvidos em Educação, no sentido de insistir na ideia de que a prática pedagógica precisa valorizar as tarefas que promovam o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Esta pesquisa busca valorizar a prática onde as situações de aprendizagem sejam variadas, com aulas diversificadas quando, acredita-se que através do jogo, a criança constrói novos conhecimentos e facilita a sua socialização atingindo duas funções: lúdica e educativa. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa adota uma metodologia participativa, baseada no encontro da criança com as atividades lúdicas, proporcionada pelos jogos como desencadeador de todo processo de aprendizagem. Os resultados alcançados tecem considerações sobre o jogo da matemática relacionado com as circunstâncias de aprendizagem matemática das crianças, o que desenvolve a imaginação e exige a tomada de iniciativas, desafiando a sua inteligência para encontrar soluções para os problemas. Através das atividades lúdicas e dos jogos, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando, configurando-se ainda mais que o uso de brincadeiras na matemática possibilita o desenvolvimento de conceitos para o desenvolvimento de diferentes habilidades. Neste sentido, defende-se a tese de que o lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, bem como na formação de sua personalidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, LUDICIDADE, INOVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID3105_12102017215202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIETE MARQUES DA COSTA MAIA"
    "autor_nome_curto" => "LUZIETE"
    "autor_email" => "luzietemarques@bol.com.br"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37799
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3436
    "inscrito_id" => 3105
    "titulo" => "O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS SERIES INICIAIS: APRENDENDO E BRINCANDO COM OS JOGOS"
    "resumo" => "Atualmente, existe uma grande preocupação por parte de profissionais envolvidos em Educação, no sentido de insistir na ideia de que a prática pedagógica precisa valorizar as tarefas que promovam o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Esta pesquisa busca valorizar a prática onde as situações de aprendizagem sejam variadas, com aulas diversificadas quando, acredita-se que através do jogo, a criança constrói novos conhecimentos e facilita a sua socialização atingindo duas funções: lúdica e educativa. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa adota uma metodologia participativa, baseada no encontro da criança com as atividades lúdicas, proporcionada pelos jogos como desencadeador de todo processo de aprendizagem. Os resultados alcançados tecem considerações sobre o jogo da matemática relacionado com as circunstâncias de aprendizagem matemática das crianças, o que desenvolve a imaginação e exige a tomada de iniciativas, desafiando a sua inteligência para encontrar soluções para os problemas. Através das atividades lúdicas e dos jogos, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando, configurando-se ainda mais que o uso de brincadeiras na matemática possibilita o desenvolvimento de conceitos para o desenvolvimento de diferentes habilidades. Neste sentido, defende-se a tese de que o lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, bem como na formação de sua personalidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, LUDICIDADE, INOVAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA13_ID3105_12102017215202.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIETE MARQUES DA COSTA MAIA"
    "autor_nome_curto" => "LUZIETE"
    "autor_email" => "luzietemarques@bol.com.br"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Atualmente, existe uma grande preocupação por parte de profissionais envolvidos em Educação, no sentido de insistir na ideia de que a prática pedagógica precisa valorizar as tarefas que promovam o desenvolvimento do pensamento matemático dos alunos. Esta pesquisa busca valorizar a prática onde as situações de aprendizagem sejam variadas, com aulas diversificadas quando, acredita-se que através do jogo, a criança constrói novos conhecimentos e facilita a sua socialização atingindo duas funções: lúdica e educativa. Numa abordagem qualitativa, a pesquisa adota uma metodologia participativa, baseada no encontro da criança com as atividades lúdicas, proporcionada pelos jogos como desencadeador de todo processo de aprendizagem. Os resultados alcançados tecem considerações sobre o jogo da matemática relacionado com as circunstâncias de aprendizagem matemática das crianças, o que desenvolve a imaginação e exige a tomada de iniciativas, desafiando a sua inteligência para encontrar soluções para os problemas. Através das atividades lúdicas e dos jogos, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando, configurando-se ainda mais que o uso de brincadeiras na matemática possibilita o desenvolvimento de conceitos para o desenvolvimento de diferentes habilidades. Neste sentido, defende-se a tese de que o lúdico possibilita o estudo da relação da criança com o mundo externo, bem como na formação de sua personalidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.