Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O JOGO SOMA ZERO COMO ABORDAGEM INSTRUMENTAL PARA O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS

Palavra-chaves: ABORDAGEM INSTRUMENTAL, JOGO MATEMÁTICO, ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, SUBTRAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37783
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4514
    "inscrito_id" => 544
    "titulo" => "O JOGO SOMA ZERO COMO ABORDAGEM INSTRUMENTAL PARA O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS"
    "resumo" => "Esse artigo foi elaborado ao observar as dificuldades dos alunos, com analises das diagnoses das turmas feitas na disciplina de estagio I na universidade de Pernambuco, realizada na escola municipal Baltazar moreno, no município de Moreno-PE. Nas aulas de matemática umas grandes partes dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental II, nas operações de adição e subtração de números inteiros. Verificamos a dificuldade dos alunos em adquirir esse conteúdo com clareza. A partir dessa observação, Desenvolvemos uma pesquisa com objetivo de analisa as possibilidades do jogo Soma Zero para professores de matemática dessa escola. Mostra outra técnica diferenciada de mostra o conteúdo, visão e adaptada em sua sala de aula. Por tanto, pegamos como referencial teórico a abordagem instrumental. Nessa pesquisa foram utilizados quatro professores desta escola municipal, na primeira etapa foi apresentado o jogo aos professores, e regras. Segundo etapa, perguntei que eles já tinham trabalhado com esse material em sala de aula e depois realizamos uma partida entre os professores e pesquisadores. Na terceira etapa, quando terminou o jogo, todos os professores responderam um questionário de quatro pergunta, que foram o que achou do jogo, o que mudaria no jogo e como utilizaria o jogo em sua sala de aula. Com levantamento dos estudos, analisamos os processos de instrumentação e instrumentalização com referencia o jogo Soma Zero. E cada professor mostrou vários esquemas de modificação ou adaptação do Jogo Soma Zero em sua aula. E cada professor mostrou vários esquemas de modificação ou adaptação do Jogo Soma Zero em sua  aulas, mostrado como seria adaptado em sua sala de aula o jogo Soma Zero."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM INSTRUMENTAL, JOGO MATEMÁTICO, ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, SUBTRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID544_16102017223027.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTELA GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "STELA PACHECO"
    "autor_email" => "stelapachecogs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37783
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4514
    "inscrito_id" => 544
    "titulo" => "O JOGO SOMA ZERO COMO ABORDAGEM INSTRUMENTAL PARA O ENSINO DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS"
    "resumo" => "Esse artigo foi elaborado ao observar as dificuldades dos alunos, com analises das diagnoses das turmas feitas na disciplina de estagio I na universidade de Pernambuco, realizada na escola municipal Baltazar moreno, no município de Moreno-PE. Nas aulas de matemática umas grandes partes dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental II, nas operações de adição e subtração de números inteiros. Verificamos a dificuldade dos alunos em adquirir esse conteúdo com clareza. A partir dessa observação, Desenvolvemos uma pesquisa com objetivo de analisa as possibilidades do jogo Soma Zero para professores de matemática dessa escola. Mostra outra técnica diferenciada de mostra o conteúdo, visão e adaptada em sua sala de aula. Por tanto, pegamos como referencial teórico a abordagem instrumental. Nessa pesquisa foram utilizados quatro professores desta escola municipal, na primeira etapa foi apresentado o jogo aos professores, e regras. Segundo etapa, perguntei que eles já tinham trabalhado com esse material em sala de aula e depois realizamos uma partida entre os professores e pesquisadores. Na terceira etapa, quando terminou o jogo, todos os professores responderam um questionário de quatro pergunta, que foram o que achou do jogo, o que mudaria no jogo e como utilizaria o jogo em sua sala de aula. Com levantamento dos estudos, analisamos os processos de instrumentação e instrumentalização com referencia o jogo Soma Zero. E cada professor mostrou vários esquemas de modificação ou adaptação do Jogo Soma Zero em sua aula. E cada professor mostrou vários esquemas de modificação ou adaptação do Jogo Soma Zero em sua  aulas, mostrado como seria adaptado em sua sala de aula o jogo Soma Zero."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM INSTRUMENTAL, JOGO MATEMÁTICO, ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, SUBTRAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID544_16102017223027.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTELA GOMES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "STELA PACHECO"
    "autor_email" => "stelapachecogs@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esse artigo foi elaborado ao observar as dificuldades dos alunos, com analises das diagnoses das turmas feitas na disciplina de estagio I na universidade de Pernambuco, realizada na escola municipal Baltazar moreno, no município de Moreno-PE. Nas aulas de matemática umas grandes partes dos alunos do sétimo ano do ensino fundamental II, nas operações de adição e subtração de números inteiros. Verificamos a dificuldade dos alunos em adquirir esse conteúdo com clareza. A partir dessa observação, Desenvolvemos uma pesquisa com objetivo de analisa as possibilidades do jogo Soma Zero para professores de matemática dessa escola. Mostra outra técnica diferenciada de mostra o conteúdo, visão e adaptada em sua sala de aula. Por tanto, pegamos como referencial teórico a abordagem instrumental. Nessa pesquisa foram utilizados quatro professores desta escola municipal, na primeira etapa foi apresentado o jogo aos professores, e regras. Segundo etapa, perguntei que eles já tinham trabalhado com esse material em sala de aula e depois realizamos uma partida entre os professores e pesquisadores. Na terceira etapa, quando terminou o jogo, todos os professores responderam um questionário de quatro pergunta, que foram o que achou do jogo, o que mudaria no jogo e como utilizaria o jogo em sua sala de aula. Com levantamento dos estudos, analisamos os processos de instrumentação e instrumentalização com referencia o jogo Soma Zero. E cada professor mostrou vários esquemas de modificação ou adaptação do Jogo Soma Zero em sua aula. E cada professor mostrou vários esquemas de modificação ou adaptação do Jogo Soma Zero em sua aulas, mostrado como seria adaptado em sua sala de aula o jogo Soma Zero.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.