Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTL NO SÉGULO XXI – OLHARES SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA

Palavra-chaves: ENSINO, ARTE E EDUCAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37652
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 463
    "inscrito_id" => 5919
    "titulo" => "O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTL NO SÉGULO XXI – OLHARES SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA"
    "resumo" => "O presente artigo aborda, em termos gerais, a dura realidade da baixa qualidade do ensino de arte e a atenção recebida por algumas escolas no cotidiano da Educação Infantil. Mostra por outro viés, a difícil tarefa do quê ensinar, e principalmente como? A relação intensa entre a prática docente e os conceitos entre educação e arte como instrumento de formação além da oralidade e escrita no cotidiano. Revela os tipos de atividades com linguagens artísticas aplicadas e a estrutura e modelo adotado por alguns professores em suas aulas. Busca esclarecer a importância da formação docente, do planejamento e da ação docente no sentido de aperfeiçoamento do ensino aprendizagem. A organização deste trabalho é também voltada ao resgate do ensino das linguagens artísticas que se dar através das ações do professor como algo essencial a construção cultural, comunicação, expressão e desenvolvimento da criança, bem como mostrar métodos que possibilite a fácil compreensão dos conteúdos estudados frente ao desenvolvimento psíquico da criança. Desta feita, este trabalho lança um olhar questionador das ações que norteiam o ensino de arte e se debruça nos aportes teóricos para resgatar o seu real sentido no processo de formação dos sujeitos no ambiente escolar. Neste sentido, este trabalho tem como lócus de investigação, pesquisas de referências bibliográficas de obras de autoras como, Barbosa, Ferraz e Fusari que são autoridades no assunto e outros documentos norteadores, bem como os referenciais curriculares. No entanto, podemos afirmar que através desta pesquisa, podemos compreender nas entrelinhas abaixo, o real valor das artes na educação, e não apenas como disciplina de improviso, mas como conceito fundante na construção de sujeitos que produz, expressa e interage com o mundo em sua volta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO, ARTE E EDUCAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5919_19082017233122.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ CARLOS DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ CARLOS"
    "autor_email" => "carlosenjel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37652
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 463
    "inscrito_id" => 5919
    "titulo" => "O ENSINO DE ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTL NO SÉGULO XXI – OLHARES SOBRE A PRÁTICA EDUCATIVA"
    "resumo" => "O presente artigo aborda, em termos gerais, a dura realidade da baixa qualidade do ensino de arte e a atenção recebida por algumas escolas no cotidiano da Educação Infantil. Mostra por outro viés, a difícil tarefa do quê ensinar, e principalmente como? A relação intensa entre a prática docente e os conceitos entre educação e arte como instrumento de formação além da oralidade e escrita no cotidiano. Revela os tipos de atividades com linguagens artísticas aplicadas e a estrutura e modelo adotado por alguns professores em suas aulas. Busca esclarecer a importância da formação docente, do planejamento e da ação docente no sentido de aperfeiçoamento do ensino aprendizagem. A organização deste trabalho é também voltada ao resgate do ensino das linguagens artísticas que se dar através das ações do professor como algo essencial a construção cultural, comunicação, expressão e desenvolvimento da criança, bem como mostrar métodos que possibilite a fácil compreensão dos conteúdos estudados frente ao desenvolvimento psíquico da criança. Desta feita, este trabalho lança um olhar questionador das ações que norteiam o ensino de arte e se debruça nos aportes teóricos para resgatar o seu real sentido no processo de formação dos sujeitos no ambiente escolar. Neste sentido, este trabalho tem como lócus de investigação, pesquisas de referências bibliográficas de obras de autoras como, Barbosa, Ferraz e Fusari que são autoridades no assunto e outros documentos norteadores, bem como os referenciais curriculares. No entanto, podemos afirmar que através desta pesquisa, podemos compreender nas entrelinhas abaixo, o real valor das artes na educação, e não apenas como disciplina de improviso, mas como conceito fundante na construção de sujeitos que produz, expressa e interage com o mundo em sua volta."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ENSINO, ARTE E EDUCAÇÃO, PRÁTICA DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID5919_19082017233122.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ CARLOS DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ CARLOS"
    "autor_email" => "carlosenjel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente artigo aborda, em termos gerais, a dura realidade da baixa qualidade do ensino de arte e a atenção recebida por algumas escolas no cotidiano da Educação Infantil. Mostra por outro viés, a difícil tarefa do quê ensinar, e principalmente como? A relação intensa entre a prática docente e os conceitos entre educação e arte como instrumento de formação além da oralidade e escrita no cotidiano. Revela os tipos de atividades com linguagens artísticas aplicadas e a estrutura e modelo adotado por alguns professores em suas aulas. Busca esclarecer a importância da formação docente, do planejamento e da ação docente no sentido de aperfeiçoamento do ensino aprendizagem. A organização deste trabalho é também voltada ao resgate do ensino das linguagens artísticas que se dar através das ações do professor como algo essencial a construção cultural, comunicação, expressão e desenvolvimento da criança, bem como mostrar métodos que possibilite a fácil compreensão dos conteúdos estudados frente ao desenvolvimento psíquico da criança. Desta feita, este trabalho lança um olhar questionador das ações que norteiam o ensino de arte e se debruça nos aportes teóricos para resgatar o seu real sentido no processo de formação dos sujeitos no ambiente escolar. Neste sentido, este trabalho tem como lócus de investigação, pesquisas de referências bibliográficas de obras de autoras como, Barbosa, Ferraz e Fusari que são autoridades no assunto e outros documentos norteadores, bem como os referenciais curriculares. No entanto, podemos afirmar que através desta pesquisa, podemos compreender nas entrelinhas abaixo, o real valor das artes na educação, e não apenas como disciplina de improviso, mas como conceito fundante na construção de sujeitos que produz, expressa e interage com o mundo em sua volta.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.