Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOTIVAÇÕES PARA A PRÁTICA DA CAPOEIRA E AFIRMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE

Palavra-chaves: CAPOEIRA, MOVIMENTO SOCIAL, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A capoeira é uma manifestação cultural bastante conhecida no Brasil, possui uma grande diversidade de tradições, é inclusive Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Pretendemos mostrar o quanto este agente cultural é pertinente para a área da educação, pois através das técnicas aplicadas é capaz de contribuir no desenvolvimento de ensino e aprendizagem. Com isso, o presente trabalho objetiva apontar alguns benefícios advindos da prática da capoeira bem como a relação existente entre a educação e está arte; explorando os instrumentos pedagógicos tais como a relação de ensino-aprendizagem entre professor/mestre e aluno, na qual a troca de conhecimentos e respeito se faz presente. Para a realização deste trabalho, utilizou-se dados levantados por meio de pesquisa qualitativa, através de um trabalho de campo realizado no Ponto de Cultura Centro de Capoeira São Salomão localizado, no bairro da Várzea, na cidade do Recife – PE, na data de 01/11/2015. Onde utilizamos de questionário contendo oito perguntas abertas e entrevistas com os sujeitos participantes que foram professores e alunos. As análises dos dados mostraram que a temática proposta por esta pesquisa, trouxe um grande benefício advindo de suas práticas, além do ganho de aprendizagem através de uma bagagem histórica dessa arte. Também foi possível observar que o universo da capoeira propõe motivações diversificadas, e que se manifesta como um espaço que agrega todas as classes sociais. Constatou-se também que com sua prática as pessoas vivem mais felizes, se reconhecem como pessoas e suas identidades. Ao final do trabalho percebemos que o universo da capoeira é bastante amplo, com praticantes de nacionalidades diferentes.

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