Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO: O USO DO APLICATIVO SARAHAH PARA PROPORCIONAR VOZ AO EDUCANDO

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre o uso do aplicativo Sarahah como ferramenta de mediação tecnológica na educação, que pode auxiliar no desbloqueio do medo do educando questionar algo ao educador sem que o mesmo com suas subjetividade e contexto histórico social se sinta envergonhado, e possa em posterior momento com a ajuda do educador perder o medo do questionar e indagar. A pesquisa foi exploratória, desenvolvida com o objetivo de proporcionar panorama geral, aproximativo, a respeito do aplicativo Sarahah como uma ferramenta que media o ato comunicacional do educando para com o educador sem o mesmo identificar o educando, assim propiciando maior liberdade ao educando que tem medo, ademais foi utilizado a pesquisa bibliografia a partir de livros e por entrevista que consiste na presença “frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obtenção dos dados que interessam à investigação” (GIL, 2008, p.109). Assim para a elaboração da pesquisa e do resultados foram entrevistados 220 alunos da Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba, com perguntas sobre quais eram os motivos que barravam, impediam de realizar perguntas e em ambiente de educação formal, e se houvesse um aplicativo para realizar perguntas em anonimato ao educador facilitaria a realização de perguntas. Em suma segundo 90% dos entrevistados o aplicativo facilitaria aprendizagem, pois segundo os mesmos muitas indagações e dúvidas são deixadas de lado por medo de perguntar ao educador em sala de aula, assim, dos 220 alunos entrevistados 89% tem dificuldades de realizar indagações e solicitar informações por medo de passar vergonha e ser exposto conforme a justificativa da pesquisa, ademais, foi constatado que 92% fariam uso do aplicativo em ambiente de educação formal, se o educador adota-se o método comunicacional. Segundo os entrevistados a utilização da ferramenta permitiria um diálogo mais aberto entre educador e turma de educandos.

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