Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEVANTAMENTO DO ACERVO DE VEGETAIS FÓSSEIS DO MUSEU DE PRÉ-HISTÓRIA DE ITAPIPOCA/MUPHI: POTENCIAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ESPAÇOS NÃO-FORMAIS, ENSINO DE BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A paleontologia direciona os seus estudos em localizar, analisar e interpretar os registros de organismos, enquanto a paleobotânica, uma área específica, estuda os restos ou vestígios dos vegetais fósseis. Um dos principais espaços onde podemos aprender e conhecer um pouco mais sobre os fósseis é no museu. Constituindo assim, um espaço de conhecimento dinâmico e diferente da sala de aula. O principal objetivo desta pesquisa é saber qual a contribuição que os vegetais fósseis do Museu de Pré-História de Itapipoca – MUPH podem oferecer ao ensino de Ciências e Biologia. Para isso foram realizadas visitas e foi utilizado um questionário com perguntas abertas previamente elaboradas, direcionada ao responsável do MUPHI, para obtenção dos dados. Os resultados apontam que há 30 peças de vegetais fósseis, das quais somente 10 peças são oriundas do município de Itapipoca, as outras 20 peças foram doadas através de parcerias com outros museus do estado do Ceará. O MUPHI é constituindo por um acervo principal de fósseis animais do Pleistoceno no Quaternário. Há pouca parceria com escolas e faculdades da cidade. Mas, várias universidades de todo Brasil tem interesse pelos fósseis para conclusão de estudos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. Podemos concluir que atualmente a utilização dos vegetais fósseis pertencentes ao acervo do MUPHI no ensino de ciências e biologia ainda é pequena e tímida embora aja um esforço para a introdução das mesmas no roteiro de visitações do MUPHI.

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