Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL DA LEITURA INFANTOJUVENIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO – INFANOJUVENIL, LEITURA, LIVROS, BIBLIOTECA Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 37198
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1612
    "inscrito_id" => 6262
    "titulo" => "INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL DA LEITURA INFANTOJUVENIL"
    "resumo" => "Este trabalho científico abarca a Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro que abriga a Coleção Casa da Madrinha, cujo acervo é destinado ao público infantojuvenil e que, portanto, poderia ser considerado de grande importância e essencial para as práticas de leitura das crianças e jovens, como também, para as práticas educacionais dos discentes da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A situação-problema que se instaura, destaca-se a pouca participação, por parte dos docentes e e discentes da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Coleção Casa da Madrinha. Para tanto, se propõe a efetivação do projeto Casa da Madrinha para que a Coleção tenha mais visibilidade dentro e fora da Universidade, e que também possa ser mais explorada, principalmente pelos discentes e docentes da Faculdade de Letras. Caracteriza-se no desenho desa pesquisa uma pesquisação com enfoque descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa (mista). O objetivo geral é analisar quais são as causas que provocam a pouca participação dos docentes e discentes da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Coleção Casa da Madrinha. A revisão de literatura direcionou-se para as questões de relacionamento entre a Faculdade de Letras, a Biblioteca José de Alencar e a Coleção Casa da Madrinha, que se encontram na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como alicerce acadêmico, para explanar a situação-problema, utilizou-se como referenciais teóricos as ideias de, dentre outros, de Paulo Freire, Magda Soares e Heloísa Seixas. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados entrevista e questionário. Dentre outras conclusões, concluiu-se que existe falta de divulgação da existência e importância do acervo da Coleção Casa da Madrinha."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO – INFANOJUVENIL, LEITURA, LIVROS, BIBLIOTECA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID6262_11092017001432.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA DUTRA FRAGUAS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA FRAGUAS"
    "autor_email" => "andreiafraguas@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 37198
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1612
    "inscrito_id" => 6262
    "titulo" => "INCLUSÃO SOCIOEDUCACIONAL DA LEITURA INFANTOJUVENIL"
    "resumo" => "Este trabalho científico abarca a Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro que abriga a Coleção Casa da Madrinha, cujo acervo é destinado ao público infantojuvenil e que, portanto, poderia ser considerado de grande importância e essencial para as práticas de leitura das crianças e jovens, como também, para as práticas educacionais dos discentes da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A situação-problema que se instaura, destaca-se a pouca participação, por parte dos docentes e e discentes da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Coleção Casa da Madrinha. Para tanto, se propõe a efetivação do projeto Casa da Madrinha para que a Coleção tenha mais visibilidade dentro e fora da Universidade, e que também possa ser mais explorada, principalmente pelos discentes e docentes da Faculdade de Letras. Caracteriza-se no desenho desa pesquisa uma pesquisação com enfoque descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa (mista). O objetivo geral é analisar quais são as causas que provocam a pouca participação dos docentes e discentes da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Coleção Casa da Madrinha. A revisão de literatura direcionou-se para as questões de relacionamento entre a Faculdade de Letras, a Biblioteca José de Alencar e a Coleção Casa da Madrinha, que se encontram na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como alicerce acadêmico, para explanar a situação-problema, utilizou-se como referenciais teóricos as ideias de, dentre outros, de Paulo Freire, Magda Soares e Heloísa Seixas. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados entrevista e questionário. Dentre outras conclusões, concluiu-se que existe falta de divulgação da existência e importância do acervo da Coleção Casa da Madrinha."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO – INFANOJUVENIL, LEITURA, LIVROS, BIBLIOTECA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA9_ID6262_11092017001432.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA DUTRA FRAGUAS"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA FRAGUAS"
    "autor_email" => "andreiafraguas@yahoo.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho científico abarca a Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro que abriga a Coleção Casa da Madrinha, cujo acervo é destinado ao público infantojuvenil e que, portanto, poderia ser considerado de grande importância e essencial para as práticas de leitura das crianças e jovens, como também, para as práticas educacionais dos discentes da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A situação-problema que se instaura, destaca-se a pouca participação, por parte dos docentes e e discentes da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Coleção Casa da Madrinha. Para tanto, se propõe a efetivação do projeto Casa da Madrinha para que a Coleção tenha mais visibilidade dentro e fora da Universidade, e que também possa ser mais explorada, principalmente pelos discentes e docentes da Faculdade de Letras. Caracteriza-se no desenho desa pesquisa uma pesquisação com enfoque descritivo e abordagem qualitativa e quantitativa (mista). O objetivo geral é analisar quais são as causas que provocam a pouca participação dos docentes e discentes da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro na Coleção Casa da Madrinha. A revisão de literatura direcionou-se para as questões de relacionamento entre a Faculdade de Letras, a Biblioteca José de Alencar e a Coleção Casa da Madrinha, que se encontram na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como alicerce acadêmico, para explanar a situação-problema, utilizou-se como referenciais teóricos as ideias de, dentre outros, de Paulo Freire, Magda Soares e Heloísa Seixas. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados entrevista e questionário. Dentre outras conclusões, concluiu-se que existe falta de divulgação da existência e importância do acervo da Coleção Casa da Madrinha.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.