Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA: RELEMBRANDO O TEMPO DE DOCÊNCIA (1946-1967)

Palavra-chaves: HISTÓRIA, MEMÓRIA, DOCENTE Comunicação Oral(CO) GT 14 - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DAS MULHERES
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3716
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 886
    "titulo" => "MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA: RELEMBRANDO O TEMPO DE DOCÊNCIA (1946-1967)"
    "resumo" => "O texto, assim como a memória, é um tabuleiro, a cada peça posta no lugar, aumenta a complexidade, alongando os significados sócios culturais. Sendo assim, tivemos como objetivo analisar as memórias da professora MB, que viveu e lecionou na cidade de Nova Iorque (MA) entre os períodos de 1946 a 1967.  A memória assume uma posição central no campo investigativo da educação da cidade, pois é partindo dela que construímos nesse texto sentidos e conhecimento que permeavam o imaginário social da época sobre a educação. Utilizamos como suporte teórico BURKE (1992), HALBWASCHS (1990), BARROS (2009), NASCIMENTO e FERRO (2010), dentre outros. A memória promove a valorização da identidade cultural de uma sociedade, possibilitando o entendimento das relações sociais estabelecidas no processo histórico de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DAS MULHERES"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA, MEMÓRIA, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_886_601a86ade132c149cfcd4e945d852644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO ANTÔNIO DE SOUSA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO LIRA"
    "autor_email" => "joao.lira.antonio@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3716
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 251
    "inscrito_id" => 886
    "titulo" => "MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA: RELEMBRANDO O TEMPO DE DOCÊNCIA (1946-1967)"
    "resumo" => "O texto, assim como a memória, é um tabuleiro, a cada peça posta no lugar, aumenta a complexidade, alongando os significados sócios culturais. Sendo assim, tivemos como objetivo analisar as memórias da professora MB, que viveu e lecionou na cidade de Nova Iorque (MA) entre os períodos de 1946 a 1967.  A memória assume uma posição central no campo investigativo da educação da cidade, pois é partindo dela que construímos nesse texto sentidos e conhecimento que permeavam o imaginário social da época sobre a educação. Utilizamos como suporte teórico BURKE (1992), HALBWASCHS (1990), BARROS (2009), NASCIMENTO e FERRO (2010), dentre outros. A memória promove a valorização da identidade cultural de uma sociedade, possibilitando o entendimento das relações sociais estabelecidas no processo histórico de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO DAS MULHERES"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA, MEMÓRIA, DOCENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_886_601a86ade132c149cfcd4e945d852644.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO ANTÔNIO DE SOUSA LIRA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO LIRA"
    "autor_email" => "joao.lira.antonio@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O texto, assim como a memória, é um tabuleiro, a cada peça posta no lugar, aumenta a complexidade, alongando os significados sócios culturais. Sendo assim, tivemos como objetivo analisar as memórias da professora MB, que viveu e lecionou na cidade de Nova Iorque (MA) entre os períodos de 1946 a 1967. A memória assume uma posição central no campo investigativo da educação da cidade, pois é partindo dela que construímos nesse texto sentidos e conhecimento que permeavam o imaginário social da época sobre a educação. Utilizamos como suporte teórico BURKE (1992), HALBWASCHS (1990), BARROS (2009), NASCIMENTO e FERRO (2010), dentre outros. A memória promove a valorização da identidade cultural de uma sociedade, possibilitando o entendimento das relações sociais estabelecidas no processo histórico de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.