Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) PARA A PRÁTICA DOCENTE SOB A ÓTICA DO PROFESSORADO DA ESCOLA MUNICIPAL RAI

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36991
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1094
    "inscrito_id" => 3998
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) PARA A PRÁTICA DOCENTE SOB A ÓTICA DO PROFESSORADO DA ESCOLA MUNICIPAL RAI"
    "resumo" => "O estudo aborda uma discussão acerca da formação continuada de professores, com ênfase na análise da formação continuada de professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental através das atividades desenvolvidas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa de formação continuada de professores em exercício implementado pelo Ministério da Educação (MEC), com intuito de alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental. A finalidade deste estudo é analisar como as docentes da Escola Municipal Raimundo Fernandes, pertencente ao município de Mossoró-RN, que cursam o PNAIC, avaliam esse programa, identificando também as mudanças que essas professoras percebem em suas práticas pedagógicas. A pesquisa tem caráter qualitativo, realizada por meio de questionário com perguntas abertas, que foi aplicado in loco e, posteriormente, analisado. A análise das respostas das professoras que participaram da pesquisa nos permitiu concluir que essas professoras avaliam o PNAIC de forma muito positiva. Ao longo de toda a pesquisa, as professoras ressaltaram a importância do PNAIC como um fator que as estimulou a refletir criticamente sobre suas próprias práticas, aperfeiçoando-as a luz das discussões realizadas e do material proposto pelo programa, destacando elementos, como: a qualidade dos materiais utilizados, a possibilidade de troca de experiências entre as docentes cursistas e as propostas metodológicas diferenciadas (uso de jogos e atividades lúdicas). Além disso, as respostas apresentadas pelas professoras revelam indícios de que essa formação já começa a se refletir na melhoria dos níveis de alfabetização e em níveis mais elevados de aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3998_08092017214704.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA FERNANDES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MILENA FERNANDE"
    "autor_email" => "milena_fernandes88@hotmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36991
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1094
    "inscrito_id" => 3998
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) PARA A PRÁTICA DOCENTE SOB A ÓTICA DO PROFESSORADO DA ESCOLA MUNICIPAL RAI"
    "resumo" => "O estudo aborda uma discussão acerca da formação continuada de professores, com ênfase na análise da formação continuada de professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental através das atividades desenvolvidas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa de formação continuada de professores em exercício implementado pelo Ministério da Educação (MEC), com intuito de alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental. A finalidade deste estudo é analisar como as docentes da Escola Municipal Raimundo Fernandes, pertencente ao município de Mossoró-RN, que cursam o PNAIC, avaliam esse programa, identificando também as mudanças que essas professoras percebem em suas práticas pedagógicas. A pesquisa tem caráter qualitativo, realizada por meio de questionário com perguntas abertas, que foi aplicado in loco e, posteriormente, analisado. A análise das respostas das professoras que participaram da pesquisa nos permitiu concluir que essas professoras avaliam o PNAIC de forma muito positiva. Ao longo de toda a pesquisa, as professoras ressaltaram a importância do PNAIC como um fator que as estimulou a refletir criticamente sobre suas próprias práticas, aperfeiçoando-as a luz das discussões realizadas e do material proposto pelo programa, destacando elementos, como: a qualidade dos materiais utilizados, a possibilidade de troca de experiências entre as docentes cursistas e as propostas metodológicas diferenciadas (uso de jogos e atividades lúdicas). Além disso, as respostas apresentadas pelas professoras revelam indícios de que essa formação já começa a se refletir na melhoria dos níveis de alfabetização e em níveis mais elevados de aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, PRÁTICA DOCENTE, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA1_ID3998_08092017214704.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:22"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILENA FERNANDES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MILENA FERNANDE"
    "autor_email" => "milena_fernandes88@hotmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O estudo aborda uma discussão acerca da formação continuada de professores, com ênfase na análise da formação continuada de professores que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental através das atividades desenvolvidas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), um programa de formação continuada de professores em exercício implementado pelo Ministério da Educação (MEC), com intuito de alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do ensino fundamental. A finalidade deste estudo é analisar como as docentes da Escola Municipal Raimundo Fernandes, pertencente ao município de Mossoró-RN, que cursam o PNAIC, avaliam esse programa, identificando também as mudanças que essas professoras percebem em suas práticas pedagógicas. A pesquisa tem caráter qualitativo, realizada por meio de questionário com perguntas abertas, que foi aplicado in loco e, posteriormente, analisado. A análise das respostas das professoras que participaram da pesquisa nos permitiu concluir que essas professoras avaliam o PNAIC de forma muito positiva. Ao longo de toda a pesquisa, as professoras ressaltaram a importância do PNAIC como um fator que as estimulou a refletir criticamente sobre suas próprias práticas, aperfeiçoando-as a luz das discussões realizadas e do material proposto pelo programa, destacando elementos, como: a qualidade dos materiais utilizados, a possibilidade de troca de experiências entre as docentes cursistas e as propostas metodológicas diferenciadas (uso de jogos e atividades lúdicas). Além disso, as respostas apresentadas pelas professoras revelam indícios de que essa formação já começa a se refletir na melhoria dos níveis de alfabetização e em níveis mais elevados de aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.