Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FLEXQUEST COMO POTENCIAL FERRAMENTA PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA CRÍTICA NO ENSINO DE ECOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: TEORIA DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA, TIC, ENSINO DE ECOLOGIA Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O ensino de ciências necessita de diferentes ferramentas didáticas para a promoção de uma aprendizagem significativa. Observa-se hoje que os alunos ingressantes na educação básica são residentes digitais, e por isso são tão receptivos às inovações tecnológicas. Por outro lado, percebe-se que a aprendizagem, em especial a que envolve conceitos ecológicos, torna-se potencialmente significativa quando se é possível a flexibilização do conhecimento, fazendo com que os estudantes sejam críticos e atuantes na sociedade de modo efetivo. Nesta direção, o presente trabalho tem por objetivo estabelecer um diálogo entre a Aprendizagem Significativa Crítica (ASC) e a Teoria da Flexibilidade Cognitiva (TFC) como estratégia para o ensino das interações ecológicas em turmas do 3º ano do Ensino Médio, por meio da produção de uma flexquest (FQ), uma ferramenta digital que utiliza casos e notícias da internet para promoção da aprendizagem. A partir dos princípios da ASC foi construída uma FQ com o tema ecológico "Interações entre plantas e animais", levando em consideração os aspectos do conhecimento prévio dos estudantes. A ferramenta está em uma plataforma gratuita e disponível na rede para acesso via computador e também via smartphone, facilitando seu acesso pelos estudantes. Além disto, a FQ foi construída de modo a estimular o estudante à reflexão sobre os impactos da intervenção humana nas questões ecológicas e ambientais, por meio da flexibilização do conhecimento ecológico. Neste contexto, a aplicação de ferramentas didáticas tecnológicas como esta, que estimulem a capacidade cognitiva do estudante de maneira a explorar seu conhecimento prévio, faz-se uma excelente oportunidade para a promoção do ensino crítico das ciências. Deste modo, as FQ’s se tornam ferramentas potenciais para uma aprendizagem significativa crítica.

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