Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENERGIAS RENOVÁVEIS: A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR O TEMA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: BIOCOMBUSTÍVEIS, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36720
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1047
    "inscrito_id" => 4459
    "titulo" => "ENERGIAS RENOVÁVEIS: A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR O TEMA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho está baseado em uma pesquisa relacionada ao ensino de Química, tendo como tema “Energia Renovável”, onde foi abordada a importância de trabalhar esta temática com os alunos do ensino médio, destacando os principais tipos de biocombustíveis que são viáveis ao Brasil, tais como o etanol e o biodiesel, debatendo também sobre os impactos positivos e negativos que essas fontes de energia causam ao meio ambiente. Com o principal objetivo a conscientização sobre o assunto por parte destes estudantes e, assim, contribuir para formação de cidadãos que possam intervir no seu meio, além de agregar novos conhecimentos relacionados à energia e às questões ambientais. Para isso, foram discutidos conceitos e fenômenos que permeiam esta temática, apresentando uma abordagem sob a perspectiva da CTSA – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, de maneira que a metodologia utilizada foi pensada de modo que possibilitasse a construção de conhecimentos pelos alunos, envolvendo teoria e prática, para que se alcance bons resultados. Nos três anos do ensino médio é possível utilizar este tema para relacionar a química com o cotidiano, proporcionando um melhor entendimento da disciplina, e desenvolvendo meios efetivos de como será trabalhada a consciência ambiental dos alunos. Portanto, essa pesquisa constituiu-se na abordagem do tema “Energia renovável” no ensino de química, em uma escola estadual no município de Currais Novos - RN, com uma turma do 3° ano do ensino médio, fazendo comparações acerca dos conhecimentos dos alunos antes e após a participação neste trabalho, percebendo que a consciência ambiental foi estimulada de maneira eficiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "BIOCOMBUSTÍVEIS, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID4459_08092017162937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONARA JEANE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MONARA SANTOS"
    "autor_email" => "naarasanthos_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36720
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1047
    "inscrito_id" => 4459
    "titulo" => "ENERGIAS RENOVÁVEIS: A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR O TEMA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "O presente trabalho está baseado em uma pesquisa relacionada ao ensino de Química, tendo como tema “Energia Renovável”, onde foi abordada a importância de trabalhar esta temática com os alunos do ensino médio, destacando os principais tipos de biocombustíveis que são viáveis ao Brasil, tais como o etanol e o biodiesel, debatendo também sobre os impactos positivos e negativos que essas fontes de energia causam ao meio ambiente. Com o principal objetivo a conscientização sobre o assunto por parte destes estudantes e, assim, contribuir para formação de cidadãos que possam intervir no seu meio, além de agregar novos conhecimentos relacionados à energia e às questões ambientais. Para isso, foram discutidos conceitos e fenômenos que permeiam esta temática, apresentando uma abordagem sob a perspectiva da CTSA – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, de maneira que a metodologia utilizada foi pensada de modo que possibilitasse a construção de conhecimentos pelos alunos, envolvendo teoria e prática, para que se alcance bons resultados. Nos três anos do ensino médio é possível utilizar este tema para relacionar a química com o cotidiano, proporcionando um melhor entendimento da disciplina, e desenvolvendo meios efetivos de como será trabalhada a consciência ambiental dos alunos. Portanto, essa pesquisa constituiu-se na abordagem do tema “Energia renovável” no ensino de química, em uma escola estadual no município de Currais Novos - RN, com uma turma do 3° ano do ensino médio, fazendo comparações acerca dos conhecimentos dos alunos antes e após a participação neste trabalho, percebendo que a consciência ambiental foi estimulada de maneira eficiente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "BIOCOMBUSTÍVEIS, CONSCIÊNCIA AMBIENTAL, QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA14_ID4459_08092017162937.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:06"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MONARA JEANE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "MONARA SANTOS"
    "autor_email" => "naarasanthos_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O presente trabalho está baseado em uma pesquisa relacionada ao ensino de Química, tendo como tema “Energia Renovável”, onde foi abordada a importância de trabalhar esta temática com os alunos do ensino médio, destacando os principais tipos de biocombustíveis que são viáveis ao Brasil, tais como o etanol e o biodiesel, debatendo também sobre os impactos positivos e negativos que essas fontes de energia causam ao meio ambiente. Com o principal objetivo a conscientização sobre o assunto por parte destes estudantes e, assim, contribuir para formação de cidadãos que possam intervir no seu meio, além de agregar novos conhecimentos relacionados à energia e às questões ambientais. Para isso, foram discutidos conceitos e fenômenos que permeiam esta temática, apresentando uma abordagem sob a perspectiva da CTSA – Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, de maneira que a metodologia utilizada foi pensada de modo que possibilitasse a construção de conhecimentos pelos alunos, envolvendo teoria e prática, para que se alcance bons resultados. Nos três anos do ensino médio é possível utilizar este tema para relacionar a química com o cotidiano, proporcionando um melhor entendimento da disciplina, e desenvolvendo meios efetivos de como será trabalhada a consciência ambiental dos alunos. Portanto, essa pesquisa constituiu-se na abordagem do tema “Energia renovável” no ensino de química, em uma escola estadual no município de Currais Novos - RN, com uma turma do 3° ano do ensino médio, fazendo comparações acerca dos conhecimentos dos alunos antes e após a participação neste trabalho, percebendo que a consciência ambiental foi estimulada de maneira eficiente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Flutuoso Emasse Guiriasse

    Boa experiência

    18/02/2023 08:49:12

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.