SILVA, Pollyana Souto Da et al.. Brinquedoteca, brincar para incluir: relato de experiência. Anais IV CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: <http://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36115>. Acesso em: 21/05/2024 21:55
Este artigo tem como finalidade o relato de experiência do projeto Horizonte que tem por objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, dentro de uma proposta inclusiva, através da cultura lúdica na brinquedoteca universitária e através do atendimento itinerante. O público atendido são crianças e adolescentes, da área metropolitana do Recife, em sua maioria, de condição socioeconômica desfavorecida. O novo estilo de moradia, a falta de espaços públicos e seguros para as crianças brincarem tem contribuído para a falta de liberdade, promovendo seu pleno desenvolvimento através do movimento, jogo e brincadeiras. Às crianças e adolescentes com alguma deficiência física, sensorial ou intelectual, muitas vezes, não participam das brincadeiras e jogos porque os mesmos não são acessíveis e precisam de adaptação. Este projeto de extensão está sendo desenvolvido procurando atender à comunidade e ser palco de estudos e pesquisas sobre desenvolvimento, inclusão da pessoa com deficiência e adaptação de jogos, brinquedos e brincadeiras. Estão sendo desenvolvida com a participação de bolsistas e voluntários que são alunos dos cursos de Pedagogia, Psicologia, fisioterapia, jogos digitais e variadas licenciaturas.