Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BARALHO DAS FUNÇÕES OXIGENADAS: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO NO CONTEÚDO DE QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DO CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, LÚDICO, PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36080
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2119
    "inscrito_id" => 2067
    "titulo" => "BARALHO DAS FUNÇÕES OXIGENADAS: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO NO CONTEÚDO DE QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DO CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA"
    "resumo" => "Devido à necessidade de encontrar meios estratégicos que facilitem a compreensão de estudantes acerca dos conteúdos de química, ressalta-se a utilização dos jogos didáticos como método facilitador no processo de ensino e aprendizagem, já que os estudantes encontram uma grande dificuldade na área de química. É preciso auxiliar os estudantes na superação de suas dificuldades. Superar essas dificuldades através da utilização da ludicidade em sala de aula. Pois o jogo didático permite explorar seus conhecimentos, motivar nos estudos e superar suas dificuldades. Esse trabalho apresenta uma proposta de jogo didático para ser desenvolvido através do Ciclo da Experiência Kellyana – CEK (KELLY, 1955) em sala aula do ensino médio, na disciplina de química, o ciclo de experiência Kellyana é dividido em cinco etapas sendo elas Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva, em que cada etapa dessas será vivenciada em sala de aula, o passo a passo serão apresentadas no corpo do texto. O jogo foi denominado de “Baralho das Funções Oxigenadas” é estruturado como um jogo de cartas acerca do assunto funções oxigenadas da subárea de Química Orgânica. Para serem aplicados aos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, obtendo a possibilidade de aprender e divertir através do lúdico. O propósito central do jogo é reconhecer e diferenciar o grupo funcional, estrutura molécula e a nomenclatura correspondente. Espera-se que o jogo contribua satisfatoriamente no processo de ensino aprendizagem dos estudantes que possa proporcionar a compreensão do conteúdo, permitindo que o conhecimento não seja apenas transmitido, mas construído, deixando com que os estudantes participem efetivamente da construção do seu próprio conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LÚDICO, PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2067_11092017173252.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA GERMANIA BARBOSA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA ARAÚJO "
    "autor_email" => "rafaelagermania@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36080
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2119
    "inscrito_id" => 2067
    "titulo" => "BARALHO DAS FUNÇÕES OXIGENADAS: UMA PROPOSTA DE JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO NO CONTEÚDO DE QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DO CICLO DA EXPERIÊNCIA KELLYANA"
    "resumo" => "Devido à necessidade de encontrar meios estratégicos que facilitem a compreensão de estudantes acerca dos conteúdos de química, ressalta-se a utilização dos jogos didáticos como método facilitador no processo de ensino e aprendizagem, já que os estudantes encontram uma grande dificuldade na área de química. É preciso auxiliar os estudantes na superação de suas dificuldades. Superar essas dificuldades através da utilização da ludicidade em sala de aula. Pois o jogo didático permite explorar seus conhecimentos, motivar nos estudos e superar suas dificuldades. Esse trabalho apresenta uma proposta de jogo didático para ser desenvolvido através do Ciclo da Experiência Kellyana – CEK (KELLY, 1955) em sala aula do ensino médio, na disciplina de química, o ciclo de experiência Kellyana é dividido em cinco etapas sendo elas Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva, em que cada etapa dessas será vivenciada em sala de aula, o passo a passo serão apresentadas no corpo do texto. O jogo foi denominado de “Baralho das Funções Oxigenadas” é estruturado como um jogo de cartas acerca do assunto funções oxigenadas da subárea de Química Orgânica. Para serem aplicados aos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, obtendo a possibilidade de aprender e divertir através do lúdico. O propósito central do jogo é reconhecer e diferenciar o grupo funcional, estrutura molécula e a nomenclatura correspondente. Espera-se que o jogo contribua satisfatoriamente no processo de ensino aprendizagem dos estudantes que possa proporcionar a compreensão do conteúdo, permitindo que o conhecimento não seja apenas transmitido, mas construído, deixando com que os estudantes participem efetivamente da construção do seu próprio conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LÚDICO, PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID2067_11092017173252.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA GERMANIA BARBOSA DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA ARAÚJO "
    "autor_email" => "rafaelagermania@hotmail.c"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Devido à necessidade de encontrar meios estratégicos que facilitem a compreensão de estudantes acerca dos conteúdos de química, ressalta-se a utilização dos jogos didáticos como método facilitador no processo de ensino e aprendizagem, já que os estudantes encontram uma grande dificuldade na área de química. É preciso auxiliar os estudantes na superação de suas dificuldades. Superar essas dificuldades através da utilização da ludicidade em sala de aula. Pois o jogo didático permite explorar seus conhecimentos, motivar nos estudos e superar suas dificuldades. Esse trabalho apresenta uma proposta de jogo didático para ser desenvolvido através do Ciclo da Experiência Kellyana – CEK (KELLY, 1955) em sala aula do ensino médio, na disciplina de química, o ciclo de experiência Kellyana é dividido em cinco etapas sendo elas Antecipação, Investimento, Encontro, Confirmação ou Desconfirmação e Revisão Construtiva, em que cada etapa dessas será vivenciada em sala de aula, o passo a passo serão apresentadas no corpo do texto. O jogo foi denominado de “Baralho das Funções Oxigenadas” é estruturado como um jogo de cartas acerca do assunto funções oxigenadas da subárea de Química Orgânica. Para serem aplicados aos estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, obtendo a possibilidade de aprender e divertir através do lúdico. O propósito central do jogo é reconhecer e diferenciar o grupo funcional, estrutura molécula e a nomenclatura correspondente. Espera-se que o jogo contribua satisfatoriamente no processo de ensino aprendizagem dos estudantes que possa proporcionar a compreensão do conteúdo, permitindo que o conhecimento não seja apenas transmitido, mas construído, deixando com que os estudantes participem efetivamente da construção do seu próprio conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.