Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, TIC, INTERAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 36044
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1885
    "inscrito_id" => 6294
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar a avaliação da aprendizagem com a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC), a partir do seguinte questionamento - Como avaliar a aprendizagem, a partir da integração de TIC em especifico neste estudo com a utilização de software educacional. O estudo tem abordagem qualitativa foi realizado em uma escola pública municipal, com a colaboração de uma professora do ensino fundamental e 30 alunos. Representa uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, partiu do acompanhamento das atividades de planejamento do conteúdo, seguido de observação não-participativa da aula da professora e dos alunos no contexto da sala de aula e no laboratório de informática. Para a coleta de dados ficou determinado três categorias: interação, negociação e aprendizagem colaborativa. Obteve-se como resultado do planejamento que avaliar a aprendizagem com TIC envolve princípios, como: planejamento e reflexão da prática avaliativa, avaliar além de conceitos e notas, a postura do professor diante da avaliação do aluno, distração ou interesse e se a interface tecnológica utilizada consegue alcançar os objetivos. Identificando o que o aluno aprendeu ou não aprendeu, o que fazer para que ele aprenda e como avaliá-lo. E a análise da observação identificou que nem sempre o planejamento prevalece diante de situações já pré-estabelecidas e firmadas no contexto escolar e que mais responsabilidades impostas ao professor interferem de forma negativa na sua prática pedagógica. E que inovar propondo possibilidades para aprendizagem dos alunos nem sempre são aceitas, pois já foram criados paradigmas que padronizam o ensinar e aprender na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, TIC, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6294_11092017143155.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ODALEA FEITOSA VIDAL"
    "autor_nome_curto" => "ODALÉA"
    "autor_email" => "odalea.vidal@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 36044
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1885
    "inscrito_id" => 6294
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo analisar a avaliação da aprendizagem com a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC), a partir do seguinte questionamento - Como avaliar a aprendizagem, a partir da integração de TIC em especifico neste estudo com a utilização de software educacional. O estudo tem abordagem qualitativa foi realizado em uma escola pública municipal, com a colaboração de uma professora do ensino fundamental e 30 alunos. Representa uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, partiu do acompanhamento das atividades de planejamento do conteúdo, seguido de observação não-participativa da aula da professora e dos alunos no contexto da sala de aula e no laboratório de informática. Para a coleta de dados ficou determinado três categorias: interação, negociação e aprendizagem colaborativa. Obteve-se como resultado do planejamento que avaliar a aprendizagem com TIC envolve princípios, como: planejamento e reflexão da prática avaliativa, avaliar além de conceitos e notas, a postura do professor diante da avaliação do aluno, distração ou interesse e se a interface tecnológica utilizada consegue alcançar os objetivos. Identificando o que o aluno aprendeu ou não aprendeu, o que fazer para que ele aprenda e como avaliá-lo. E a análise da observação identificou que nem sempre o planejamento prevalece diante de situações já pré-estabelecidas e firmadas no contexto escolar e que mais responsabilidades impostas ao professor interferem de forma negativa na sua prática pedagógica. E que inovar propondo possibilidades para aprendizagem dos alunos nem sempre são aceitas, pois já foram criados paradigmas que padronizam o ensinar e aprender na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, TIC, INTERAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA19_ID6294_11092017143155.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:21"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ODALEA FEITOSA VIDAL"
    "autor_nome_curto" => "ODALÉA"
    "autor_email" => "odalea.vidal@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a avaliação da aprendizagem com a utilização de tecnologias da informação e comunicação (TIC), a partir do seguinte questionamento - Como avaliar a aprendizagem, a partir da integração de TIC em especifico neste estudo com a utilização de software educacional. O estudo tem abordagem qualitativa foi realizado em uma escola pública municipal, com a colaboração de uma professora do ensino fundamental e 30 alunos. Representa uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, partiu do acompanhamento das atividades de planejamento do conteúdo, seguido de observação não-participativa da aula da professora e dos alunos no contexto da sala de aula e no laboratório de informática. Para a coleta de dados ficou determinado três categorias: interação, negociação e aprendizagem colaborativa. Obteve-se como resultado do planejamento que avaliar a aprendizagem com TIC envolve princípios, como: planejamento e reflexão da prática avaliativa, avaliar além de conceitos e notas, a postura do professor diante da avaliação do aluno, distração ou interesse e se a interface tecnológica utilizada consegue alcançar os objetivos. Identificando o que o aluno aprendeu ou não aprendeu, o que fazer para que ele aprenda e como avaliá-lo. E a análise da observação identificou que nem sempre o planejamento prevalece diante de situações já pré-estabelecidas e firmadas no contexto escolar e que mais responsabilidades impostas ao professor interferem de forma negativa na sua prática pedagógica. E que inovar propondo possibilidades para aprendizagem dos alunos nem sempre são aceitas, pois já foram criados paradigmas que padronizam o ensinar e aprender na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.